Leões perdem em Arouca
30 Out, 2022
Sporting CP pecou na finalização e sofreu golo de bola parada
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, diante do FC Arouca por 1-0 em jogo da 11.ª jornada da Liga Portugal.
Para esta partida, Rúben Amorim fez seis substituições no onze inicial, relativamente ao encontro de quarta-feira frente ao Tottenham HFC, apostando de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Dário Essugo, Pedro Gonçalves, Flávio Nazinho, Rochinha, Arthur e Francisco Trincão.
O Sporting CP entrou bem no jogo e dominou durante toda a primeira parte, começando cedo a criar oportunidades de golo. A primeira teve Francisco Trincão como primeiro interveniente, mas o guardião da casa defendeu e na recarga Arthur viu a defesa a intervir.
A seguir foi Pedro Gonçalves com os defesas do FC Arouca a evitarem o remate, depois de o jogador Leonino ter rompido pela área. Nem cinco minutos depois, livre para o Sporting CP assumido por Flávio Nazinho e Pedro Gonçalves a colocar na área: Gonçalo Inácio saltou mais alto e cabeceou, fazendo a bola sair ao lado.
Sucediam-se as investidas Leoninas, com Rochinha, em mais uma, a fazer grande parte do corredor direito e a tentar o golo junto ao poste, mas Arruabarrena fez a mancha e evitou o golo verde e branco. Cinco minutos depois, nova tentativa do Sporting CP com Rochinha a cruzar para o segundo poste e Francisco Trincão a desperdiçar.
Aos 40 minutos de jogo também Antonio Adán foi posto à prova, num contra-ataque rápido do FC Arouca, mas o guardião Leonino fez a mancha e negou o golo a Antony.
Com cinco minutos para jogar até ao final da primeira parte – e o árbitro nem sequer deu mais e terminou a primeira parte aos 44'55 –, o Sporting CP dispôs de mais duas ocasiões: primeiro por Dário Essugo, mas a bola saiu ao lado da baliza, e depois por Ricardo Esgaio que viu o guardião da casa fazer uma boa defesa.
Mais Sporting CP, mas o 0-0 a persistir até ao intervalo, com o FC Arouca a abrir o marcador logo no início da segunda metade. Canto na direita com Basso a ganhar à defesa Leonina e a cabecear para o golo.
Aos 54 minutos, Rúben Amorim começou a mexer e fez três alterações ao mesmo tempo, lançando Jeremiah St. Juste, Pedro Porro e Manuel Ugarte para os lugares de Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Dário Essugo. Nem cinco minutos depois, também entraram Nuno Santos e Marcus Edwards, saindo Flávio Nazinho e Rochinha.
Sporting CP com sangue novo e a continuar a dominar, com mais bola e quase sempre nas imediações da área do FC Arouca, mas sem conseguir chegar com perigo à baliza. Pedro Porro teve a melhor oportunidade, aos 66 minutos, mas o remate rasteiro saiu a rasar o poste.
Manuel Ugarte tentou depois fazer o 1-1 num remate do meio da rua, mas a bola saiu muito por cima da baliza de Arruabarrena. Minutos a seguir o médio uruguaio voltou a tentar o golo assim, mas novamente sem sucesso.
Pouco mais de 20 minutos para jogar, numa altura em que a chuva começou a cair em Arouca, e o Sporting CP a ter mais uma oportunidade: Nuno Santos rompeu pela área e sob pressão atrasou para Pedro Gonçalves, mas um defesa da casa surgiu para o corte.
O Sporting CP continuou à procura do golo e a colocar muitas bolas na área, mas Arruabarrena foi sabendo ‘socar’ as investidas Leoninas e em cima do minuto 90 tirou mesmo o golo a Sebastián Coates, com uma enorme defesa.
Rui Costa deu mais seis minutos para jogar e a turma de Alvalade tentou aproveitá-los da melhor maneira, com Pedro Gonçalves a dispor de mais um remate que saiu a rasar o poste. Arthur também teve o golo nos pés, em mais uma jogada de insistência verde e branca, mas o remate saiu à malha lateral.
Assim, sem conseguir marcar, o Sporting CP acabou por perder.
Os Leões voltam a jogar na terça-feira, no Estádio José Alvalade, frente ao Eintracht Frankfurt em jogo da sexta, e última, jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.