Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP nos quartos-de-final da Taça da Liga

Por Sporting CP
13 Dez, 2022

Goleada ao CS Marítimo (5-0) com hat-trick de Paulinho

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta terça-feira, os quartos-de-final da Taça da Liga, depois de vencer o CS Marítimo por 5-0 no encontro da terceira jornada do grupo B da prova, disputado no Estádio José Alvalade à porta fechada, por causa das más condições meteorológicas na zona de Lisboa.

Os Leões venceram o grupo com três vitórias em três jogos e qualificaram-se assim para a fase seguinte da prova, onde já têm adversário definido e jogo marcado: será o SC Braga, no dia 19 de Dezembro, às 20h15, em Alvalade.

Para o derradeiro encontro desta fase da Taça da Liga, Rúben Amorim fez algumas alterações no onze inicial, apostando de início em Franco Israel, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Mateus Fernandes, Jovane Cabral, Arthur Gomes, Paulinho e Francisco Trincão.

Os Leões não podiam ter entrado melhor na partida, começando logo no primeiro minuto a construir o triunfo. Matheus Reis lançou Arthur Gomes pela esquerda e o compatriota cruzou para a área, onde surgiu Paulinho para finalizar e fazer o primeiro golo do encontro logo nos primeiros segundos.

A jogar com a vantagem no marcador desde cedo, o Sporting CP foi controlando o jogo, enquanto a formação visitante se limitava a defender. Turma de Alvalade mais perigosa e, assim, a chegar com naturalidade ao 2-0, desta vez numa jogada desde a direita: cruzamento de Pedro Porro e Paulinho, já dentro da área, a atirar certeiro.

O hat-trick do avançado Leonino deu-se 15 minutos depois, aos 31 da primeira parte. Passe de Jovane Cabral em zona central com Paulinho a ver o guardião fora dos postes e picar a bola sobre ele, num lance que ainda foi avaliado pelo VAR.

Em cima do intervalo, e já depois de também Pedro Porro ter posto o guarda-redes do CS Marítimo à prova, foi a vez de Jovane Cabral também tentar o golo, após passe de Francisco Trincão desde a esquerda, mas o esférico saiu por cima da baliza defendida por Miguel Silva.

A formação visitante ainda tentou responder, por Bruno Xadas, num remate fora da área, que passou junto ao poste da baliza de Franco Israel, mas não conseguiu assustar os Leões nem alterar o resultado até ao intervalo.

No início da segunda metade, os mesmos 11 em campo, mas com Ricardo Esgaio, Rochinha e Sotiris a aquecer, e com Miguel Silva logo a fazer uma boa defesa, negando o 4-0 a Pedro Porro.

À hora de jogo foi a vez de Jovane Cabral receber de Francisco Trincão e atirar à baliza, quando só já tinha o guardião do CS Marítimo pela frente, mas o remate saiu desenquadrado. Ainda assim, tinha havido uma falta antes e o lance seria anulado. Minutos depois, o extremo cabo-verdiano saiu para dar lugar a Rochinha, naquela que foi a primeira substituição da partida.

O ritmo foi baixando ao longo do encontro, mas continuaram a criar-se algumas oportunidades de golo, ainda que sem grande perigo. Na melhor, à entrada para os últimos 20 minutos, Matheus Reis em cima da linha da área atirou de pé direito, mas Miguel Silva estava atento e segurou sem qualquer problema.

Na resposta, Vidigal tentou surpreender Franco Israel, que momentos antes se tinha antecipado e negado que tivesse maior sucesso, mas o esférico saiu totalmente desenquadrado da baliza.

Aos 73 minutos, for fim, novo golo verde e branco: Pedro Porro já tinha ameaçado noutras ocasiões e à terceira foi de vez. Passe de Mateus Fernandes a desmarcar o espanhol, que contornou Miguel Silva e atirou para o 4-0.

Logo a seguir, Rúben Amorim fez três substituições de uma assentada, abdicando de Manuel Ugarte, Pedro Porro e Francisco Trincão, fazendo entrar Sotiris, Ricardo Esgaio e Pedro Gonçalves. Também Fatawu entrou a seguir, para os últimos dez minutos, saindo Paulinho.

O Sporting CP foi continuando à procura de aumentar a vantagem e, aos 86 minutos, voltou a marcar e selou o marcador. Arthur Gomes junto à linha final tentou o cruzamento com o guardião visitante a acabar por desviar a bola para dentro da baliza.

Os Leões fecharam assim esta fase da prova com uma goleada e um saldo de 13 golos marcados e nenhum sofrido, voltando agora a jogar na próxima segunda-feira, de novo para a Taça da Liga, porque o Campeonato Nacional só regressará no dia 29 de Dezembro.