Rumo à final da Taça da Liga!
24 Jan, 2023
Sporting CP vence FC Arouca e segue para a decisão (1-2)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu uma vaga na final da Taça da Liga, esta terça-feira, ao vencer o FC Arouca por 1-2 em jogo referente às meias-finais. Agora, os Leões ficam à espera para saber se vão ter pela frente o Académico de Viseu FC ou o FC Porto.
Rúben Amorim apostou em Ricardo Esgaio no corredor direito, por troca com Pedro Porro, e no regresso de Jeremiah St. Juste ao eixo defensivo, em detrimento de Gonçalo Inácio. No meio-campo, Morita juntou-se a Manuel Ugarte, enquanto Pedro Gonçalves avançou para completar o ataque ao lado de Marcus Edwards e Paulinho. Já Francisco Trincão ficou de fora por doença.
No Municipal de Leiria, perante um adversário que vive uma excelente fase e ocupa o sexto lugar na Liga, o Sporting CP entrou a mandar no jogo: após Pedro Gonçalves já ter tirado as medidas à baliza, surgiu a primeira grande ocasião. Num lance delicioso, Edwards ludibriou três defesas e deu a Nuno Santos, que cruzou, mas o desvio de Paulinho foi travado em cima da linha de golo.
A forte dinâmica ofensiva verde e branca, principalmente pela ala esquerda, criava dificuldades aos arouquenses, que mal tinham bola. O Sporting CP instalou-se então no meio-campo contrário, somou aproximações à baliza e ficou mais uma vez perto de facturar. Agora, num forte disparo de longe de Nuno Santos, que viu Thiago impedir-lhe o golo com a ponta das luvas.
O domínio Leonino era incontestável, o que obrigava o FC Arouca a adoptar um bloco recuado e a insistir nas transições. Pouco antes do intervalo, Nuno Santos voltou a cheirar o golo, de livre directo, obrigando Thiago a uma enorme defesa, ao que se seguiu um golo anulado ao FC Arouca por mão no início da jogada, numa decisão tomada após Fábio Veríssimo ser chamado pelo VAR.
Num final de primeira parte frenético, com muitas incidências, e quando parecia que o nulo iria perdurar, o Sporting CP fez o 0-1. Nuno Santos cruzou para as costas da defesa adversária, onde apareceu Pedro Gonçalves a isolar de cabeça Paulinho, que no coração da área rematou de moinho sem hipótese para o guardião e adiantou os Leões já no sétimo minuto dos descontos.
Na segunda parte, Matheus Reis aumentou para 0-2 aos 53 minutos, só que a jogada foi anulada por fora-de-jogo e a diferença mínima manteve-se. Depois, o FC Arouca deu mostras de querer ripostar, com um par de lances consecutivos que causaram alguma aflição junto da baliza de Adán, ameaças essas que acabariam por dar frutos ao minuto 58, com Dabbagh a empatar 1-1.
Novamente com tudo igual no marcador, Gonçalo Inácio foi a jogo por troca com St. Juste e o Sporting CP lançou-se no ataque, procurando recuperar a postura dominadora que mostrara na etapa inaugural. Os lances de perigo não demoraram a surgir, com o suspeito do costume Nuno Santos a cruzar da esquerda para Paulinho e este, de carrinho, a disparar para defesa apertada.
Na resposta, o FC Arouca não se encolheu e também visou Adán, que desviou o remate para canto, isto numa fase mais dividida do encontro. Rúben Amorim voltou então a mexer, fazendo entrar Pedro Porro e Arthur Gomes para o último quarto-de-hora, e a verdade é que, logo na primeira intervenção que teve, o espanhol rematou com muito perigo e viu a bola rasar o poste.
À entrada para os dez minutos finais, chegou então o 1-2. Na sequência de uma boa jogada, Nuno Santos voltou a dizer presente com um cruzamento teleguiado para a pequena área, com Paulinho a aparecer sozinho e a empurrar com a ponta da bola para o fundo das redes. Foi o ‘bis’ do avançado, que se isolou ainda mais como melhor marcador da prova com oito finalizações.
A recta final foi bastante animada, com o jogo a ficar por vezes algo partido e as duas equipas a tentarem chegar ao golo. Mateo Tanlongo e Youssef Chermiti ainda foram lançados, para refrescar os actuais detentores do troféu, que até podiam ter dilatado a margem por Paulinho, num lance que acabou por ser resolvido pelo guardião, pouco antes da ordem para o término.
Agora, o Sporting CP vai ter de esperar por amanhã, quarta-feira, para ficar a conhecer o adversário na final da competição, que sairá do duelo entre Académico de Viseu FC e FC Porto. De referir que a decisão está marcada para sábado, 28 de Janeiro (19h45), novamente em Leiria.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Matheus Reis, Jeremiah St. Juste (Gonçalo Inácio, 64’), Sebastián Coates [C], Ricardo Esgaio (Pedro Porro, 77’), Hidemasa Morita (Arthur Gomes, 77’), Manuel Ugarte (Mateo Tanlongo, 85’), Nuno Santos, Marcus Edwards (Youssef Chermiti, 85’), Pedro Gonçalves e Paulinho.