Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rúben Amorim: "Vamos preparados para o jogo"

Por Sporting CP
15 Fev, 2023

Sporting CP defronta o FC Midtjylland

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quinta-feira, o FC Midtjylland para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da UEFA Europa League e Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa de antevisão.

No Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, o treinador começou por garantir que, na sua opinião, "os jogos são sempre perigosos" e que o facto de os dinamarqueses estarem parados há vários meses pode dar "vantagem" ao Sporting CP.

"Tivemos menos tempo para preparar o jogo, mas competir com equipas como aquelas com quem competimos faz-nos crescer. O FC Midtjylland tem um treinador que joga sempre em 4x3x3 e não vamos ser surpreendidos na forma de jogar. Vimos de uma derrota, o que não ajuda na preparação, mas vejo este como mais um jogo. Demos muitas informações tácticas [aos jogadores], nada de motivação extra, e vamos preparados de certeza", disse aos jornalistas.

Sobre os objectivos na competição europeia, o treinador lembrou que "há clubes muito fortes na UEFA Europa League e os portugueses nunca são os principais favoritos". "O que queremos é ganhar o próximo jogo. Se tenho este discurso no campeonato, imaginem na UEFA Europa League. O que quero é que os jogadores se sintam confortáveis e que joguem bom futebol", acrescentou.

Admitindo "que esta época tem ficado aquém nos objectivos e nem ganhar a UEFA Europa League vai salvar o que foi feito no campeonato, onde o Sporting CP tem responsabilidade", Rúben Amorim abordou também a situação de Youssef Chermiti.

"Temos vindo a renovar com os miúdos e estamos a fazer esse trabalho com o Youssef. Não estou preocupado porque ainda temos mais um ano de contrato e porque os jogadores como o Youssef ou o Mateus Fernandes sabem que vão ter oportunidade aqui. Depois, somos o Sporting CP. Cresceram cá e querem jogar aqui", frisou.

Convidado a comentar o facto de Jakub Jankto, futebolista checo, ter assumido a homossexualidade, Rúben Amorim considera que o tema ainda "é um tabu" no mundo do futebol, mas recebeu a notícia "com normalidade". "Tenho dois filhos, não sei o que vai acontecer amanhã e era algo que não me envergonharia", adicionou.

Sobre os incidentes com elementos da CM TV no exterior do Estádio José Alvalade no final do jogo contra o FC Porto, já condenados pelo Sporting CP, o técnico também expressou o seu ponto de vista: "Não tem lugar no futebol e não queremos isso. Não faz sentido, não nos faz crescer".

Depois de revelar que Hidemasa Morita vai continuar de fora, Rúben Amorim falou sobre Ousmane Diomande: "Acredito que, em breve, o Diomande vai ter a oportunidade de jogar a titular porque está muito bem, está adaptado. Não é fácil entrar no momento em que entrou contra o FC Porto e ter a bola como teve. Está mais do que preparado para jogar, é muito adulto".

Por fim, em resposta a uma questão de um jornalista dinamarquês, o líder da equipa técnica Leonina mostrou estar consciente do perigos do adversário desta quinta-feira.

"É uma eliminatória, temos a vantagem de estar em competição e o FC Midtjylland esteve parado. Mas é uma equipa que já ganhou 5-1 à SS Lazio, pelo que não podemos dizer que vamos ganhar claramente. Vai ser um jogo difícil contra uma equipa motivada na UEFA Europa League. Estou confiante, como sempre, de que vamos vencer o jogo", concluiu.

O Sporting CP vs. FC Midtjylland está marcado para as 20h00 desta quinta-feira, 16 de Fevereiro, no Estádio José Alvalade.