Tudo em aberto para a segunda mão
09 Mar, 2023
Sporting CP empata 2-2 com o Arsenal FC em Alvalade
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou esta quinta-feira com o Arsenal FC 2-2, no Estádio José Alvalade, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League. Com este resultado, os Leões mantêm tudo em aberto tendo em vista a segunda mão, ficando a decisão reservada para o duelo da próxima semana em Londres.
Sem o castigado Manuel Ugarte e Hector Bellerín, que se lesionou no treino de ontem, Rúben Amorim fez quatro alterações no onze, com Jeremiah St. Juste, Matheus Reis, Francisco Trincão e Paulinho a regressarem às opções. Do outro lado, e apesar de algumas ausências importantes, o actual líder da Premier League foi a jogo com várias das estrelas que compõem o seu plantel, com destaque para Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Jorginho e, ainda, o português Fábio Vieira.
Quanto ao filme do encontro, apesar de os gunnners terem tido mais posse de bola nos minutos inaugurais, a primeira grande situação de golo pertenceu mesmo ao Sporting CP. Lançado na profundidade pelo lado esquerdo, Pedro Gonçalves entrou na área, tirou um defesa da frente e desferiu um remate em arco pleno de intenção, com o esférico a falhar o alvo por muito pouco.
Apesar de mais dominadores, os ingleses demonstravam sérias dificuldades em encontrar espaços na estrutura verde e branca, que defendia de forma sólida e procurava acelerar nas transições. Ainda assim, foram os visitantes a abrir o marcador aos 22 minutos, de bola parada, com Saliba a cabecear certeiro na sequência de um canto e na primeira situação da sua equipa.
Em seguida, Zinchenko ainda assustou ao obrigar Adán a uma defesa atenta, num remate de longe, só que os Leões responderam com o empate. Após uma primeira ameaça de Gonçalo Inácio, que viu Matt Turner negar-lhe o golo com uma excelente parada, no canto originado por esse lance o central subiu mais alto que todos na área e cabeceou de forma triunfal para o 1-1.
Com tudo novamente igual no placard, os milhares de Sportinguistas presentes em Alvalade empolgaram-se e viram o Sporting CP ficar muito perto da reviravolta. Isto porque, logo a seguir, foi a vez de Marcus Ewards ver o guardião adversário voar para nova grande defesa, segurando o resultado. Na resposta, Adán também foi crucial ao travar um cabeceamento de Granit Xhaka.
Numa recta final emotiva, com as duas equipas a tentarem novamente o golo ainda antes do intervalo, foram os Leões a dispor da derradeira situação. Num lance em que o Arsenal FC perdeu a bola numa zona ainda muito recuada, perante a pressão verde e branca, Edwards podia ter dado pela primeira vez a vantagem, mas demorou a reagir e o árbitro apito para o descanso.
No regresso para a segunda metade, a toada intensa manteve-se. O Sporting CP tentou o golo através de Morita, que rematou à figura após um excelente trabalho de Trincão a conduzir o contra-ataque, mas a formação do norte de Londres ripostou. Primeiro, Adán afastou o perigo com uma mancha a travar Martinelli, e logo a seguir Fábio Vieira atirou em força, mas ao lado.
Com o tabuleiro de jogo bastante equilibrado, o Sporting CP mostrava-se cada vez mais confortável e confiante em campo e investia no ataque. Por isso, foi sem surpresa que, aos 55 minutos, Paulinho consumou a cambalhota ao facturar na recarga a um primeiro remate de Pedro Gonçalves, com Alvalade a explodir pela segunda vez e a empurrar a equipa para a frente.
Mal havia tempo para as equipas respirarem e, após Martinelli ter visto St. Juste impedir o golo com um brilhante corte depois de correr muitos metros, Paulinho isolou-se na cara de Matt Turner, mas atirou por cima. E como quem não marca sofre, aos 62 minutos os ingleses fizeram mesmo o 2-2, com muita sorte à mistura, num remate que desviou em Morita, enganando Adán.
Rúben Amorim mexeu então pela primeira vez, lançando Nuno Santos, Ousmane Diomande e Youssef Chermiti, isto numa fase do encontro disputada a um ritmo já mais baixo. Claramente mais interessado em manter o resultado do que em atacar, o Arsenal FC limitou-se a trocar a bola até ao final, enquanto o Sporting CP tentava sair para o ataque sempre que tinha hipótese.
Já quase em cima dos minuto 90, Fatawu Issahaku também foi a jogo, mas a verdade é que, além de um par de remates sem grande perigo para ambas as formações, não houve mais lances dignos de registo, pelo que o 2-2 prevaleceu até ao apito do árbitro, deixando tudo em aberto.
O jogo da segunda mão está agendado para dentro de uma semana, no dia 16 de Março, com os Leões a viajarem até ao Emirates Stadium, em Londres, para tentarem fechar a eliminatória. Antes disso, este domingo, dia 12, dá-se o regresso à Liga Portugal na recepção ao Boavista FC.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Ousmane Diomandé, 77’), Pedro Gonçalves, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Marcus Edwards (Fatawu Issahaku, 89’), Francisco Trincão (Nuno Santos, 71’) e Paulinho (Youssef Chermiti, 77’).