Rúben Amorim: "Teremos de ser um Sporting CP muito perfeito"
12 Abr, 2023
Juventus FC vs. Sporting CP esta quinta-feira (20h00)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal joga, nesta quinta-feira, às 20h00 de Portugal Continental, frente à Juventus FC a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa no Juventus Stadium.
Rúben Amorim fez a antevisão ao encontro, já depois de Ricardo Esgaio ter tido a palavra, rejeitando comparações entre a Juventus FC e o Arsenal FC, que o Sporting CP eliminou na ronda anterior, mas afirmou que os Leões querem continuar a quebrar enguiços nos jogos europeus longe de Alvalade.
“O nosso objectivo é sempre esse: quando temos uma oportunidade queremos sempre fazer melhor do que já fizemos, mas temos de ter noção da qualidade da Juventus FC. Vimos muitos jogos deles e toda a gente diz que a Juventus FC não está a fazer a melhor das épocas, mas sem os pontos retirados no campeonato estaria em segundo lugar e é uma equipa completamente diferente do que foi no início. É um pouco como nós na primeira fase da época e tem um treinador muito experiente. Portanto, seria sempre um dia bom ganhar à Juventus FC em sua casa. O nosso objectivo é sempre vencer, mas também temos de pensar que é uma competição a duas mãos e há que ter essa noção durante todo o jogo”, começou por dizer.
“Para vencermos aqui, teremos de ser um Sporting CP muito perfeito e a Juventus FC estar abaixo da sua melhor forma”, sublinhou, dizendo ainda que este jogo será também diferente dos do campeonato e que a pressão estará do lado da formação italiana: “Nós temos a responsabilidade de tentar vencer o jogo, mas é um mundo completamente diferente daquele que é o campeonato. Portanto, temos de usar isso a nosso favor: deixar a responsabilidade para a Juventus FC e fazer o nosso jogo. Entrar bem e ter bola nos primeiros minutos, mas, acima de tudo, sermos muito concentrados porque é uma equipa completamente diferente do Arsenal FC, é mais experiente”.
Mais experiente e mais candidata do que o Sporting CP a vencer a prova, mas isso não limitará a ambição verde e branca: “Nós não aumentámos o estatuto, mas de certeza que olham para nós de forma diferente depois do jogo com o Arsenal FC e a equipa do Sporting CP também está mais confiante a jogar este tipo de jogos agora do que antes desse jogo. Ainda assim, vão ser jogos completamente diferentes e nós continuamos a ser um outsider nesta competição. Chegará o dia em que nós sejamos um forte candidato às competições europeias, mas ainda estamos a trabalhar para seguir esse caminho. Mesmo assim, isso não nos retira a ambição de queremos ganhar”.
Jogar a Liga Europa também tem agora como aliciante chegar à Liga dos Campeões porque o vencedor da Liga Europa jogará na Champions na próxima época, mas Rúben Amorim acredita que isso também pesará mais para a Juventus FC do que para o Sporting CP: “Acho que esse objectivo entra mais na cabeça dos jogadores da Juventus FC pelo estatuto do clube e porque é uma equipa muito habituada a jogar finais, com vários títulos europeus no seu palmarés e para eles não chegar à Liga dos Campeões tem um impacto muto grande. Obviamente que para nós também, mas o nosso projecto é completamente diferente. É um projecto de jovens e nós temos um processo em andamento, que está em bom andamento e em que se consegue compensar uma não ida à Liga dos Campeões. Portanto, acho que isso entra mais na cabeça dos jogadores da Juventus FC”.
No entanto, o técnico sabe que vencer a prova seria histórico: “Para o Sporting CP é um objectivo e nós claro que também queremos ganhar um título europeu. Para nós até seria mais marcante do que para a Juventus FC porque só temos uma Taça das Taças”.
Frederico Varandas disse na última entrevista à Sporting TV que acredita nesse objectivo e o técnico não o contraria: “Se o presidente disse, temos de confirmar, principalmente na presença dele aqui (risos). Mas, sim, obviamente, nós acreditamos. Tudo é possível. Depois de eliminarmos o Arsenal FC e, principalmente, pela maneira como jogámos, temos de acreditar mais”.
“Ainda assim, esse jogo tem de ser arrumado. Este vai ser completamente diferente e é uma equipa completamente diferente. Portanto, todas as sensações que os jogadores tiveram no jogo com o Arsenal FC, neste vão ser diferentes. Ou seja, acreditamos, mas temos de ir passo a passo e, volto a dizer, temos de utilizar aquele factor que não temos no campeonato de que a responsabilidade maior é da Juventus FC e utilizar isso também para nos dar algum conforto durante o jogo”, reforçou.
Rúben Amorim foi ainda questionado sobre as palavras de Danilo, ex-jogador do FC Porto que joga na Juventus FC, que disse que o Sporting CP “é uma equipa que pressiona muito, é como um espelho do que Rúben Amorim foi como jogador”.
O treinador verde e branco mostrou-se satisfeito e disse esperar que isso se veja no jogo desta quinta-feira: “Fico feliz por ele dizer que a equipa do Sporting CP representa aquilo que eu era como jogador, com muitos erros e defeitos, mas fico muito feliz por isso. Acho que o objectivo de um treinador, depois do principal que é ganhar, é ver-se reflectido na sua equipa. Amanhã, de Deus quiser, faremos jus a essas palavras”.