Filipe Çelikkaya: "Mantivemos os índices de concentração muito altos"
12 Abr, 2023
Técnico reagiu ao empate na Academia
Após o apito final no jogo entre a equipa B dos Leões e o Vitória FC (1-1), o treinador Filipe Çelikkaya analisou a partida em declarações aos meios de comunicação do Clube, começando por salientar as dificuldades impostas pelo experiente conjunto sadino.
"Foi um jogo extremamente difícil. Estamos a falar de uma equipa como o Vitória FC, com jogadores de muita experiência, o que por si já é difícil, além de terem apresentado um bloco mais baixo à espera da transição. Nós temos de desbloquear esses blocos e, às vezes, um passe falhado, como aconteceu, pode originar uma transição e dar golo", referiu, realçando que os seus jogadores estavam "preparados para isso".
"Acho que até entrámos bem na partida, melhorámos a nossa velocidade de entrada em relação ao jogo anterior. Não tivemos tantos remates como queríamos, mas senti que poderíamos fazer golo a qualquer momento e foi isso que transmiti ao intervalo. Fizemo-lo numa bola parada, o que foi bom", notou, seguidamente, acrescentando: "Queríamos vencer, mas conseguimos manter muito altos os índices de concentração da primeira para a segunda parte".
Depois, o técnico verde e branco sublinhou que "colocar os jovens neste patamar de dificuldade e frente a jogadores muito mais experientes" é "o projecto do Sporting CP", apesar das dificuldades inerentes. "Este é o caminho e por vezes custa, porque não é fácil trabalhar os jogadores do ponto de vista emocional e da ansiedade, especialmente nesta fase. É algo que terão de trabalhar sempre nas suas carreiras", apontou, olhando já para a deslocação que se segue a Massamá.
"Temos um jogo muito complicado já no domingo e temos de nos preparar mentalmente, porque vai ser muito exigente, como tem sido toda esta fase de manutenção", concluiu.
Por sua vez, Chico Lamba, hoje capitão dos jovens Leões, destacou a boa resposta da equipa na segunda parte: "Foi um jogo extremamente difícil. A primeira parte foi disputada e o Vitória FC, quase no fim, conseguiu fazer um golo. Depois, tivemos muita raça para ir atrás do resultado".
O defesa-central reconheceu ainda que a Liga 3 "é uma boa competição para evoluir" e quer que o foco se mantenha jogo a jogo. "Enfrentamos jogadores experientes e prepara-nos para o futuro. Agora, temos de olhar jogo a jogo e podemos sempre melhorar o nosso rigor e o nosso carácter", considerou, por fim.