Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mentalidade vencedora

Por Miguel Braga
13 Abr, 2023

Editorial da edição n.º 3919 do Jornal Sporting

Mais um título garantido, mais uma taça com entrada directa no Museu Sporting. A equipa feminina de natação voltou a sagrar-se campeã nacional por equipas, no segundo campeonato consecutivo da formação Leonina, o oitavo da história do Clube, numa demonstração de dedicação e resiliência, como fica espelhado nas palavras da nadadora Rita Frischknecht: “somos uma equipa bastante jovem e a influência que temos dos rapazes que durante nove anos foram vencedores deste campeonato, faz com que queiramos muito ter aquilo que eles tiveram”. Do lado dos “rapazes”, o título de vice-campeões nacionais, numa competição que marcou a despedida de Alexis Santos das piscinas: 136 títulos, participações em Campeonatos da Europa, do Mundo e nos Jogos Olímpicos, um Leão que deixou a sua marca no desporto português.

Também a equipa feminina de Voleibol do Sporting CP conseguiu a passagem à final dos play-offs da Liga, depois da vitória sobre o Leixões SC no passado fim-de-semana. Rui Pedro Costa, que esta época já garantiu a conquista da Taça de Portugal, era um treinador orgulhoso: “elas tiveram a alma guerreira que têm sempre, lutaram até ao último ponto e, sim, acho que essa alma não é nossa, mas do Sporting CP. Nós tentamos passar esses valores e acho que, de facto, esta equipa personifica bem aquilo que são os valores do Sporting CP”.

No andebol, Ricardo Costa e os seus pupilos continuam na luta, com provas dadas a nível interno e internacional. Na passada terça-feira, perante um público incansável e um Pavilhão João Rocha ao rubro, bateram-se de igual para igual com o Montpellier, líder da liga francesa. Para a segunda mão, tudo é possível: “se fecharmos os olhos e imaginarmos o jogo em Montpellier… queremos continuar isto. Resultado com vantagens nossas, vantagens deles, muitas igualdades… e no fim ganhamos por um”, afirmou o treinador. Que assim seja, dizemos nós. Nas competições nacionais, a equipa mantém o primeiro lugar no campeonato e no fim-de-semana, venceu o SL Benfica por 30-34 garantindo a presença na final four da Taça de Portugal. No final do encontro, o mau perder encarnado ficou personalizado no treinador das águias, entretanto suspenso preventivamente pelo Conselho de Disciplina da Federação de Andebol. Triste que o clube da Luz tenha feito um comunicado a desculpar e a negar aquilo que as imagens entretanto comprovaram.

A equipa de Rúben Amorim joga hoje em Turim a primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa contra a Juventus FC. Concentração, união e muito trabalho são a receita que os jogadores têm de aplicar para trazer para Alvalade a discussão da eliminatória. A nação Sportinguista está com a equipa.