Jamor, Turim... Andebol e assobios (ainda!)
13 Abr, 2023
No passado domingo de Páscoa fomos ao fim da tarde ao Estádio Nacional, no Jamor, disputar a nossa partida contra o Casa Pia. Foi um jogo “quase de loucos”. E não, nem foi por causa do Fábio VARíssimo, que globalmente até esteve bem (ainda que me pareça indiscutível a mão do casapiano na bola no lance aos 34 minutos que estava a disputar com o Chermiti). Foi isso sim, porque − como é hábito − criámos várias oportunidades de golo, marcámos mesmo quatro golos (única equipa a fazê-lo até agora perante o Casa Pia, que tem indiscutível boa equipa, bem treinada por Filipe Martins), sendo que o primeiro é mesmo o mais “madrugador” de todo o campeonato, pois foi logo aos dezassete segundos de jogo. Um belíssimo golo de um jogador, Trincão, que finalmente está a demonstrar todo o seu potencial, que fez − com Pote − uma bela exibição e que marcou pela primeira vez na sua carreira um hat-trick! Sucede que tivemos a nossa defesa em dia de “colectiva folga” tantos foram os erros e desatenções que houve e que todos somados permitiram que por três vezes o Casa Pia conseguisse chegar ao empate! Surreal! E impróprio para cardíacos! No fim… pois, ganhámos! Mas lá que poderíamos e deveríamos ter tido uma tarde bem mais sossegada, pois… deveríamos mesmo! Como Rúben Amorim bem salientou no final e como, aliás, todos esperávamos, depois da sequência de jogos que vínhamos fazendo quase imaculados do ponto de vista defensivo! Esperança em que retomemos rapidamente a nossa coesão e consistência são seguramente os votos de todos os Sportinguistas!
Quando escrevo esta coluna, estou quase já a caminho de Turim para acompanhar e apoiar o nosso Sporting! Vai ser duro e difícil, muito difícil, o nosso jogo contra a Juventus, a mais titulada equipa do futebol italiano, a vecchia signora, que − não fossem os “15 pontos de penalização” que sofreu neste campeonato − estaria destacada em segundo lugar da Serie A! Ainda assim, conscientes de todas as dificuldades, de todos os perigos, estamos crentes... crentes na nossa equipa, no seu valor… desde logo, porque ela já nos mostrou que pode e sabe, que com ela tudo é possível… e − como em Londres tão bem demonstrou há um mês! − é mesmo “Até Morrer!”!!! Força Sporting CP!!! Nós acreditamos em vocês!!!
Andebol − especial destaque merece a nossa equipa de andebol! Que bela vitória no “ninho deles”… soube mesmo bem! E foi categórica! Indiscutíveis quatro golos de diferença no final (30 - 34!), coroando portentosas exibições dos manos Costa, do nosso capitão Salvador Salvador e de toda a equipa! E a azia, enorme azia que esta vitória causou para aqueles lados… agrediram o nosso capitão, vimos até o treinador “deles” de cabeça perdida a agarrar o nosso Ricardo Costa pelos “colarinhos”, empurrando, abanando agressivamente o mesmo… e para cúmulo aquela gente tem o desplante de vir dizer, escrevendo e propagandeando ad nauseam, que não, não agrediram ninguém! Vergonha! Tenham mesmo vergonha! Têm a palavra os órgãos próprios da Federação Portuguesa de Andebol! Há exemplares punições que têm indiscutivelmente de ser aplicadas a gente daquela laia!
Natação − mais um título de campeão nacional feminino! Parabéns Leoas! E quase, quase o "enésimo" em masculinos, que nos escapou, mas atrás do qual iremos seguramente no próximo ano!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
P.s. − Os "assobios" parece que pulularam no clássico do fim-de-semana, nomeadamente dirigidos a alguns jogadores internacionais da selecção portuguesa... estranho que o Sr. Presidente da Federação não tenha vindo a terreiro verberar tais assobios... será que as suas críticas são, afinal, selectivas, dependendo de quem assobia, a quem e quando... e dirigidas só a gente que se senta em Alvalade? E − num terreno mais sério, muito mais sério − as atitudes racistas nas "redes sociais" por ocasião desse clássico não mereceram também um único comentário dos mais altos dirigentes do futebol nacional... pois que, todos, assobiaram para o lado! Fica o registo!