Raça de Leão!
05 Nov, 2023
Reviravolta dá triunfo sobre o CF Estrela da Amadora (3-2)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o CF Estrela da Amadora por 3-2, este domingo, na décima jornada da Liga Portugal. Apesar das dificuldades criadas pelo adversário, que chegou a estar em vantagem no início da segunda parte (1-2), os Leões revelaram uma fé inabalável, deram a volta ao marcador e garantiram mais três pontos.
Sem Hidemasa Morita e Geny Catamo, devido a lesão, Rúben Amorim operou três mexidas em relação ao onze titular apresentado no último duelo, no Bessa, com as entradas de Nuno Santos (jogo n.º 150 com a listada verde e branca), Daniel Bragança e Ricardo Esgaio. Nota ainda para a estreia na convocatória de Geovany Quenda, extremo de 16 anos que tem brilhado nos sub-23.
No frente-a-frente com a histórica formação tricolor, recém-regressada à primeira divisão, o Sporting CP arrancou a partida a dominar, estabelecendo-se cedo no meio-campo rival em busca de espaços. Com os centrais muito subidos, perto da linha de meio-campo, os Leões procuraram sempre exercer uma pressão alta e, aos poucos, foram ensaiando as primeiras jogadas ofensivas.
A primeira grande ocasião pertenceu a Marcus Edwards, num remate cruzado que obrigou António Filipe a aplicar-se, seguido de Pedro Gonçalves, que tentou a sorte duas vezes, mas os remates não acertaram no alvo. Do outro lado, os visitantes, vindos de três vitórias consecutivas sem qualquer golo sofrido, iam apostando nos lançamentos longos sempre que tinham bola.
A superioridade evidenciada pela turma verde e branca acabaria por dar resultado já aos 33 minutos, com Daniel Bragança a inaugurar o marcador. Na sequência de um excelente trabalho individual no flanco esquerdo do ataque, Viktor Gyökeres fez um passe atrasado e descobriu o médio à entrada da área, que, sem contemplações, atirou de primeira. Estava assim feito o 1-0.
Logo de seguida, o conjunto da Reboleira ainda esboçou uma reacção na primeira oportunidade de que dispôs, mas Antonio Adán saiu com segurança da baliza e afastou o perigo com uma boa defesa. Apesar disso, até ao intervalo praticamente só deu Sporting CP, com os Leões a insistirem no ataque e a somarem várias aproximações perigosas à baliza contrária, embora sem sucesso.
Sem que nada o fizesse prever, a segunda parte começou com uma surpreendente reviravolta no marcador por parte do CF Estrela da Amadora. Aos 50 minutos, Léo Jabá fez o 1-1 de penálti, e aos 55’ foi a vez de Kikas assinar o 1-2, finalizando de forma certeira um contra-ataque rápido.
Em desvantagem, o Sporting CP estava obrigado a reagir e foi isso mesmo que fez. Depois de Bragança já ter tirado as medidas à baliza, ficando muito perto de bisar, Diomande e Hjulmand também podiam ter feito o golo, mas sem resultados. Logo de seguida, Rúben Amorim mexeu pela primeira vez, lançando Gonçalo Inácio, Jeremiah St. Juste, Francisco Trincão e Paulinho.
Balanceado para o ataque, o Sporting CP subiu as linhas e intensificou a pressão sobre a área adversária, agora com mais homens na frente. Os ataques perigosos foram-se sucedendo, mas o último passe teimava em não entrar, até que, aos 71 minutos, Marcus Edwards ziguezagueou por entre três defesas num lance de génio e, já no coração da área, atirou para o fundo das redes.
Com o marcador em 2-2, metade do trabalho estava feito, mas faltava agora a machadada final. Apoiados pelo ambiente frenético que se vivia nas bancadas de Alvalade, os Leões chegaram ao 3-2 pouco depois, aos 79 minutos, com Paulinho a aparecer na área a concretizar de cabeça um cruzamento milimétrico de Marcus Edwards, provocando nova explosão de alegria nas bancadas.
Novamente na frente do placard, o Sporting CP estava agora mais confortável, mas nem por isso deixou de ameaçar a baliza contrária. Pedro Gonçalves quase aumentou a contagem num grande remate de fora da área, mas António Filipe foi buscar a bola ao ângulo com uma enorme defesa, ele que voltaria a ser herói pouco depois, impedindo o golo de Trincão mesmo em cima da linha.
Até final, os forasteiros, orientados por Sérgio Vieira, ainda assustaram Adán num cabeceamento e num remate ao lado, sendo que do lado do conjunto da casa Hjulmand e Gyökeres também tentaram o quarto. Ainda assim, nada surtiu efeito e o marcador já não voltou a mexer, confirmando-se assim mais uma vitória Leonina, a nona em dez jogos na presente edição da Liga.
Os Leões, que com este resultado mantêm-se como o único emblema sem derrotas na competição e continuam na liderança isolada, agora com 28 pontos, voltam a entrar em campo na quinta-feira, dia 9 de Novembro, de novo em Alvalade, para defrontar os polacos do RKS Raków na quarta jornada da fase de grupos da UEFA Europa League. Já o regresso à Liga está agendado para o próximo domingo, dia 12, no dérbi frente ao eterno rival o SL Benfica, na Luz.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Ousmane Diomande, Sebastián Coates [C] (Gonçalo Inácio, 59’), Matheus Reis (Jeremiah St. Juste, 59’), Ricardo Esgaio (Francisco Trincão, 59’), Daniel Bragança (Paulinho, 64’), Morten Hjulmand, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyökeres.