Rúben Amorim: "Vitória justa da equipa que teve mais oportunidades"
06 Nov, 2023
Técnico satisfeito após a vitória sobre o CF Estrela da Amadora
No rescaldo do triunfo sobre o CF Estrela da Amadora (3-2), em jogo da décima jornada da Liga Portugal, o treinador Leonino Rúben Amorim deixou elogios à resposta da sua equipa, que esteve a perder por 1-2 mas conseguiu dar a volta ao resultado e garantiu dessa forma os três pontos.
“Foi um jogo difícil, o CF Estrela da Amadora mudou um pouco a sua construção e criou-nos dificuldades. Tivemos de nos adaptar e estivemos sempre mais perto do golo, mas sofremos muito com bolas nas costas. Muitas vezes tínhamos de ir pressionar quase ao pé do guarda-redes e ficava 3x3”, começou por afirmar o técnico na conferência de imprensa de análise à partida.
“O plano que o treinador do CF Estrela da Amadora traçou correu bem e dificultou-nos muito a tarefa, mas acaba por ser uma vitória justa da equipa que teve claramente mais oportunidades”.
Rúben Amorim recusou depois que o facto de o adversário ter feito o 1-2 com dois golos em apenas cinco minutos, no início da segunda parte, se tenha devido ao adormecimento da equipa.
“Já houve segundas partes em que entrámos a dormir e disse-o, mas desta vez não achei. Simplesmente sofremos dois golos em transições em que estávamos 1x1, mas depois pegámos na bola e fomos dar a volta ao resultado”, disse, admitindo que a forma como o triunfo chegou, com muito esforço, pode até ser “benéfica”, ainda que preferisse “uma vitória mais tranquila”.
“Antes do jogo diria que gosto de vencer tranquilamente, mas depois do jogo não me importo nada de ter este tipo de emoções. É muito mais difícil para todos, mas agora já estamos aqui descansados porque ganhámos o jogo e o futebol é muito mais do que viver tranquilamente”.
Em seguida, o líder verde e branco deixou também uma palavra de agradecimento aos Sportinguistas, que empurraram a equipa para a frente quando esta mais necessitava.
“O apoio deles faz diferença nestes momentos difíceis, em que a equipa está cansada por disputar jogos sucessivos. É muito importante que os adeptos ajudem e ajudaram bastante, a seguir ao segundo golo levantaram-se a puxar pela equipa e a bater palmas, e essas coisas positivas trazem as reviravoltas. Os jogadores, mesmo a perder, perceberam que tinham tempo para dar a volta. A partir do segundo golo, todos no Estádio sentiram que íamos consegui-lo”.
A fechar, Rúben Amorim comentou ainda a estreia na convocatória de Geovany Quenda, extremo de apenas 16 anos que tem vindo a brilhar ao serviço da formação sub-23 Leonina.
“O Quenda tem muito talento. Não é só o rendimento dele nos sub-23, quando vai à equipa A e depois volta aos sub-23 a resposta é sempre a mesma. Falamos com o João Pereira e o comportamento é sempre o mesmo, sendo que isso pesa. Tem muitas características do Geny Catamo e poderemos trabalhar isso no futuro. (…) Até onde pode chegar? Depende dele, deve manter os pés bem assentes na terra e continuar a fazer o seu trabalho. Basta ver os jogos dele para ver que tem muito talento e todos esperam muito dele, mas futebol é mais do que talento”.