Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões só sabem ganhar

Por Sporting CP
05 Nov, 2023

Triunfo frente ao Portimonense SC por 94-73 na sexta jornada da Liga

A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP venceu o Portimonense SC por 94-73, em partida da sexta jornada da Liga. O jogo começou em bom estilo para ambas as equipas, com um triplo de Matias Bernardini para os algarvios e, na resposta, um triplo de Eddie Ekiyor, num jogo que começou de parada e resposta. Dois pontos de Cândido Sá e resposta na mesma moeda de Ron Curry Jr eram sintomaticos dos primeiros minutos de equilíbrio. 

Foi no entanto o Portimonense SC a primeira equipa a aparecer mais forte e a conseguir um 5-9 com 5’31 para jogar, com o Sporting CP ainda de mão fria na concretização, até chegar o acerto de Marcus Lovett Jr,  para o 10-11 com triplo pleno de convicção, com três minutos e meio para jogar no primeiro quarto. Precisamente a três minutos para o final do primeiro quarto, o Sporting CP passou para a frente por 14-13, resultado de quatro pontos consecutivos – dois de Marcus Lovett Jr e mais dois de Michael Moore, a anteceder uma pausa técnica pedida pelo treinador do Portimonense SC. Já dentro do último minuto do primeiro quarto, dois triplos consecutivos – um de Diogo Araújo e outro de Diogo Ventura distanciaram o Sporting CP para uma vantagem de 23-15, num quarto que não fecharia sem um momento verdadeiramente espectacular de Marcus Lovett, que mesmo em cima da buzina 'disparou' um triplo perfeito para os 26-15 com que terminaria o período.

O segundo quarto começou como havia terminado o primeiro, com pontos de Marcus Lovett, com a diferença de ter sido da linha de lance livre. Mais à frente, cinco pontos consecutivos de Litos Cardoso – um triplo e uma ‘bandeja’ projectaram o Sporting CP para uma vantagem de 35-21, alargada por mais uma boa jogada colectiva a encontrar Michael Moore para um lançamento de dois pontos, mas no limiar de um triplo, dada a distância. Com 37-21, o Sporting CP estava cada vez mais confortável na gestão do jogo e do resultado, com Loncovic a conseguir três concretizações seguidas que deixaram o Sporting CP quase a entrar nos 50 pontos. Ao intervalo, o Sporting CP vencia por 47-30. 

No terceiro quarto, um triplo de Ron Curry Jr meteu o Sporting CP com mais 20 pontos do que o Portimonense SC (50-30), ao qual se seguiu um bom movimento interior de Eddie Ekiyor. O ascendente da equipa Sportinguista acentuava-se, com muito bom desempenho defensivo - apenas 35 pontos sofridos em mais de 25 minutos - ou seja, dois quartos e meio.  O Sporting CP juntava a eficácia ao espectáculo, com um afundanço de Michael Moore para uma diferença de 60-38 no marcador, atenuada com um triplo de Matias Bernardini.  Dois novos triplos de Marcus Lovett Jr – certeiro na longa distância o base atirador Leonino – colocou o Sporting CP na casa dos 70 pontos já dentro do último minuto do terceiro quarto e o resultado no final dos terceiros 10 minutos era de 71-45.   

No quarto e último quarto, as duas equipas iniciaram os movimentos ofensivos com acerto, nomeadamente nas jogadas finalizadas perto do cesto, com Tyere Marshall a revelar boa presença e André Cruz a definir bem nas jogadas de transição. Os 82-52 com pouco mais de sete minutos e 30 segundos para jogar anunciavam o Sporting CP como vencedor da partida. A dúvida estava em saber quais os números finais, que ficaram consumados nos 94–73 com vários momentos que arrancaram aplausos, desde os triplos de Litos Cardoso, sem esquecer o primeiro ponto de Salvador Gomes, da linha de lance livre e os últimos dois do jovem jogador (extremo), num magnífico afundanço, mesmo sobre a buzina, num final de jogo perfeito para a equipa de Pedro Nuno Monteiro.   

Sporting CP: Michael Moore (13), Eddie Ekiyor (7), Litos Cardoso (14), Marko Loncovic (10), Diogo Ventura [C] (6), Ron Curry Jr (5), Salvador Gomes (3), Diogo Araújo (5), André Cruz (4), Tyere Marshall (6), Marcus Lovett (21).