Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Mais um passo importante

Por Sporting CP
04 maio, 2024

​Leões batem Portimonense SC e estão cada vez mais próximos do título (3-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Portimonense SC por 3-0, este sábado, na 32.ª – e antepenúltima - jornada da Liga.

Os Leões dominaram por completo a partida e ficaram a dever a si próprios um resultado mais dilatado, mas encontraram pela frente um guarda-redes que foi defendendo as inúmeras ocasiões de golo criadas e retardou ao máximo o aumentar da vantagem. Ainda assim, a insistência deu resultado e, após ir para o intervalo a vencer por 1-0, a turma verde e branca fechou o triunfo na segunda parte.

Sem contar com Jeremiah St. Juste, por lesão, e Marcus Edwards, que se encontra suspenso, Rúben Amorim fez três alterações em relação ao onze utilizado frente ao FC Porto, no Dragão, promovendo o regresso à titularidade de Viktor Gyökeres, Nuno Santos e Ricardo Esgaio. Já Matheus Reis, voltou à convocatória após lesão.

Ainda antes do apito inicial do árbitro, os jogadores Leoninos foram recebidos no relvado de Alvalade com uma coreografia em homenagem ao Eterno Capitão Manuel Fernandes, que se encontra hospitalizado – ele que ao minuto 9 da partida recebeu outra enorme ovação dos adeptos que esgotaram a lotação do recinto.

Quanto ao filme da partida, o Sporting CP entrou a todo o gás, fixando-se desde cedo no meio-campo ofensivo, e não demorou a ameaçar a baliza rival. A primeira grande ocasião nasceu de Ricardo Esgaio, que cruzou e ofereceu o golo a Gyökeres, mas o avançado viu o guarda-redes impedir o 1-0 com uma defesa providencial.

Depois disso, seguiu-se o segundo aviso, por Paulinho, que cabeceou ao lado, mas à terceira foi mesmo de vez. Com 13 minutos decorridos, Nuno Santos recebeu a bola nas costas da defesa, cruzou para o coração da área e Paulinho, à matador, finalizou de primeira. Estava assim aberto o placard, para delírio dos Sportinguistas.

O Sporting CP não dava hipóteses ao Portimonense SC – a lutar pela manutenção -, que raramente teve bola à excepção de algumas tentativas frustradas de contra-ataque. Do outro lado, os Leões continuaram a criar lances prometedores e ficaram perto do 2-0 em três situações, através de Coates, Pedro Gonçalves e Gyökeres.

A partir de meio da primeira parte, o ritmo baixou e os algarvios soltaram-se das amarras, passando a ter mais bola. No entanto, foi sol de pouca dura, pois mais uma vez acabaram por ser os Leões a criar muito perigo, desta vez com Paulinho a cabecear ao poste na resposta a um canto no lado esquerdo, e a retomar o controlo.

Até ao intervalo, mesmo sem insistir tanto, o Sporting CP teve mais duas excelentes ocasiões para dilatar o resultado. Na primeira, o suspeito do costume, Paulinho, obrigou Nakamura a uma defesa apertada, sendo que logo a seguir o guarda-redes subiu ainda mais a parada, retirando a Gonçalo Inácio um golo certo de cabeça.

Na segunda parte, os Leões voltaram a entrar muito subidos e foram pacientes a procurar espaços na estrutura da turma rival, que se apresentou com uma linha de seis homens atrás. Desta feita, a primeira grande ocasião surgiu à hora de jogo, com Nakamura – mais uma vez - a travar a investida de Paulinho e o golo verde e branco.

Depois de tanto insistir em busca do segundo golo, este acabou mesmo por chegar de forma mais do que merecida já aos 70 minutos, por Francisco Trincão. Após um excelente trabalho no lado esquerdo, Paulinho cruzou atrasado para a marca de penálti e o extremo apareceu a concluir de primeira: estava finalmente feito o 2-0.

Apesar de agora mais tranquilo, o Sporting CP continuou a investir no ataque. Francisco Trincão e Gyökeres tiveram duas excelentes ocasiões, mas acabou por ser o sueco a fazer o 3-0 já na compensação, a passe de Daniel Bragança, confirmando o triunfo perante um rival que fez apenas um remate em todo o jogo.

Com este resultado, os Leões aumentam para oito pontos a vantagem em relação ao segundo classificado e podem sagrar-se Campeões Nacionais já este domingo, caso o SL Benfica tropece em casa do FC Famalicão. Na penúltima jornada da Liga, marcada para o próximo sábado, o Sporting CP visita o terreno do GD Estoril Praia.

Sporting CP: Franco Israel [GR], Ousmane Diomande (Eduardo Quaresma, 80’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Geny Catamo, 67’), Morten Hjulmand (Hidemasa Morita, 80’), Pedro Gonçalves (Daniel Bragança, 67’), Nuno Santos (Matheus Reis, 89’), Francisco Trincão, Paulinho e Viktor Gyökeres.