Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "É sempre um prazer voltar a casa"

Por Sporting CP
27 Jul, 2024

Declarações no final do triunfo sobre o Athletic Club

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Athletic Club por 3-0, que valeu a conquista do Troféu Cinco Violinos, Rúben Amorim marcou presença na zona de entrevistas rápidas e começou por demonstrar satisfação por regressar ao Estádio José Alvalade.

"Este ambiente em Alvalade é uma constante e é sempre um prazer voltar a casa", disse em declarações à Sporting TV, comentando depois o trabalho realizado no estágio no Algarve.

"Acima de tudo, houve muita competição para ganhar um lugar na equipa. As exibições foram crescendo e isso é bom. Criámos alguns laços e era importante porque saíram peças importantes do ambiente. O grupo tem uma liderança nova, mas o ambiente é muito saudável e há muito talento na juventude. Isso é entusiasmante porque é o futuro do Sporting CP. Correu tudo bem, mas agora vem aí o mundo da competição e temos de entrar a ganhar", lembrou.

Para Rúben Amorim, a média de idades baixa não é problema, até porque "o importante não é o cartão de cidadão, mas sim a maturidade de todos eles". "Não há como não ficar entusiasmado com estes jogadores. Não interessa a idade, mas sim a capacidade que eles demonstram no dia-a-dia", adicionou, falando de seguida sobre Geovany Quenda.

"Por vezes podemos, com todo o cuidado, acelerar alguns jogadores. No ano passado, o Geovany Quenda passou mais tempo nos sub-23, quase não esteve na equipa B e veio logo para aqui. Tem muito talento, é muito maduro e entende o jogo como um adulto. Tem muito para crescer, mas fez um excelente jogo e temos ali um jogador", garantiu.

Sobre Vladan Kovačević e Zeno Debast, reforços que foram titulares no Troféu Cinco Violinos, o treinador Leonino explicou que, na baliza, procurou "um guarda-redes com características diferentes" e elogiou o que o defesa-central belga tem apresentado: "[Vladan Kovačević] tem uma capacidade muito boa de jogar com os pés. É bom ver que acertámos nas características, agora tem muito para melhorar. Sobre o Zeno [Debast], é ver o jogo e o talento que ele tem. Vai ter jogos diferentes em que pode aparecer um ou outro defeito, mas, olhando para o jogo, o scouting acertou mais uma vez".

Questionado sobre o peso das saídas de algumas referências, Rúben Amorim destacou outros nomes que têm assumido esse papel.

"É muito estranho porque saíram os últimos que estavam cá desde o primeiro dia. É uma renovação constante, mas fico feliz porque saíram num momento feliz. O Morten [Hjulmand] já era capitão sem ser capitão. Quero realçar o trabalho do Pedro Gonçalves e, principalmente, do Nuno Santos. Assumiu a responsabilidade mesmo não sendo capitão", revelou.

Por fim, o técnico lançou a Supertaça da próxima semana: "É muito importante começar bem. O FC Porto é uma equipa muito adulta. Apesar de ter mudado de treinador, tem um técnico excelente que já conhece os jogadores. Ganharam a Taça de Portugal contra nós e agora queremos ser nós a vencer".