"É um sonho representar o Campeão Nacional"
26 Dez, 2024
Rui Borges apresentado como novo treinador do Sporting CP
O Sporting Clube de Portugal apresentou, esta quinta-feira, Rui Borges como treinador da equipa principal de futebol num contrato válido até 2026.
No Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, Rui Borges - que chega aos Leões proveniente do Vitória SC - contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, de outros membros da Direcção e dos restantes membros da equipa técnica.
Frederico Varandas foi o primeiro a falar e começou por deixar "uma palavra especial para João Pereira". "João Pereira entrou num momento conhecido por todos para um desafio extremamente complicado. Infelizmente, chegámos à conclusão de que não correu bem. Sabíamos das dificuldades e do choque emocional brutal pela saída de Rúben Amorim. Houve ainda uma onda de lesões que nunca tinha tido enquanto presidente deste clube e arbitragens infelizes. Sabíamos tudo isso, mas a opção foi numa lógica de continuidade do processo. Qualquer outro treinador iria passar por isto, infelizmente", disse aos jornalistas, continuando.
"A única coisa que lamento foi não ter conseguido ajudar mais João Pereira. Ao João, desejamos todas as felicidades e não temos dúvidas de que terá sucesso pelo mérito, competências e carácter que tem. Quando me sentei com João Pereira para negociar a sua rescisão, ele não quis nem um cêntimo. Essa nobreza de carácter diz muito sobre o João e agradeço por tudo", frisou.
Já Rui Borges, para o presidente Leonino, significa uma "página virada para o futuro": "Rui Borges é um treinador que já tínhamos no radar há mais de um ano, que subiu a pulso em toda a sua carreira. Começou no modesto SC Mirandela e chegou a clubes cada vez mais exigentes sempre com a sua ideia de jogo e liderança. (...) Reconhecemos em Rui Borges não só a sua competência, mas também um homem que lidera pelo exemplo. A Rui Borges, também desejo sorte. O Sporting CP está em todas as frentes, luta por todos os títulos e vai continuar a lutar".
Foi, depois, a vez do próprio Rui Borges falar, agradecendo a Frederico Varandas "pelas palavras e pela confiança e coragem de olhar para esta equipa técnica como capaz de liderar o Sporting CP".
"Deixa-nos orgulhosos e felizes. Obrigado, também, ao Vitória SC por tudo o que fizeram e por terem acreditado em nós. Toda a gente foi importante no nosso trajecto para podermos realizar o sonho de chegar aqui", acrescentou.
O treinador assegurou estar "muito feliz, orgulhoso e honrado", não tendo "muitas palavras para descrever o sentimento nos últimos dias". "Estou feliz e com vontade de trabalhar. Estou com uma confiança enorme. O futuro será risonho", afirmou, revelando também "não olhar para o momento como delicado". "O Clube está em todas as frentes. Estou muito feliz por representar o Campeão Nacional, é um sonho. Agora que cá chegámos, queremos é trabalhar. O que prometo é isso, trabalho", assegurou.
Sobre objectivos, Rui Borges explicou querer "acrescentar troféus ao Sporting CP, assim como os adeptos" "Esse é o nosso foco. Este foi o melhor presente de Natal que podia ter tido", admitiu ainda.
Procurando extrair o máximo de rendimento dos jogadores, o novo timoneiro verde e branco mostrou-se "feliz com os que estão" à sua disposição. "Vamos ser competentes e competitivos com os jogadores que temos. Para mim, são os melhores. (...) Neste grande clube pedem-se vitórias e títulos. É para isso que estamos aqui, para lutar por isso. Nem sempre as coisas vão correr bem, mas não pode faltar atitude", referiu.
Aos 43 anos, o técnico estava a realizar um bom trabalho ao leme do Vitória SC desde o início da temporada, tendo terminado a fase de liga da UEFA Conference League na segunda posição com quatro vitórias e dois empates. Na Liga Portugal, deixa os minhotos na sexta posição.
Antes do Vitória SC, Rui Borges treinou SC Mirandela, Académico de Viseu FC, A. Académica de Coimbra, CD Nacional, UD Vilafranquense, CD Mafra e Moreirense FC. Antes, havia sido jogador em vários emblemas do norte do país.