Desaire em Leipzig
22 Jan, 2025
Leões perdem por 2-1 na Alemanha
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 2-1 na deslocação ao reduto dos alemães o RB Leipzig na sétima jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
A noite fria da agradável cidade de Leipzig, com temperaturas perto dos zero graus, pintou a estreia de Rui Borges na competição, sendo que de um lado estavam os Leões, que queriam garantir matematicamente um lugar no play-off de acesso aos oitavos-de-final, e do outro estavam os germânicos, que procuravam somar os primeiros pontos nesta edição da prova.
Do lado verde e branco, registaram-se duas alterações no titulares em relação a Vila do Conde: Franco Israel e Jeremiah St. Juste nos lugares de Rui Silva (que já não pode ser inscrito na fase de liga) Alexandre Brito e Denilson Santos apareceram no banco, com os dois últimos à espreita da estreia pela equipa principal.
Entrou melhor o Sporting CP, que revelou grande personalidade nos minutos iniciais. Num dos primeiros ataques, foi criada a ocasião inaugural: bela jogada pela esquerda com Geovany Quenda a dar para Maxi Araújo, que por sua vez serve Conrad Harder, mas o dinamarquês rematou por cima. Logo a seguir, o avançado tentou a sua sorte de muito longe, mas Maarten Vandevoordt defendeu.
Na resposta, o RB Leipzig rematou por intermédio de Benjamin Šeško (ao lado) e de Loïs Openda (defesa de Franco Israel), que ameaçou ainda mais aos 18 minutos, mas o lance seria anulado por fora-de-jogo.
Contudo, foi mesmo o RB Leipzig a fazer o 1-0 pouco depois, quando David Raum apareceu com espaço na esquerda e assistiu Benjamin Šeško, que finalizou ao segundo poste.
Os alemães estavam melhor nesta fase do jogo e continuaram a pressionar, como se viu nas investidas de Amadou Haidara ou Xavi Simons, ainda que ambas sem perigo. Do outro lado, o Sporting CP voltou a ameaçar quando Geny Catamo descobriu Maxi Araújo do lado oposto com um grande passe e o uruguaio ficou na cara do golo, mas Christoph Baumgartner apareceu com um tremendo corte.
Gonçalo Inácio entrou para o lugar de Jeremiah St. Juste aos 29 minutos e o RB Leipzig colocou mesmo mais uma bola no fundo das redes Leoninas à passagem da meia-hora, desta feita num tento da autoria de David Raum, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.
Com a primeira parte a chegar ao fim, o Sporting CP voltou a assumir o comando e a chegar perto da baliza contrária. Conrad Harder, na conclusão de um contra-ataque, atirou por cima desviado num opositor. No pontapé de canto, Geovany Quenda bateu e Xavi Simons esteve perto de marcar na própria baliza, mas saiu ligeiramente ao lado.
Aos 43 minutos, Gonçalo Inácio lançou Geny Catamo com qualidade e o moçambicano procurou Conrad Harder, mas foi Iván Fresneda a rematar e a não marcar apenas porque David Raum bloqueou o tiro. O espanhol repetiu o feito no ataque seguinte, agora com El Chadaille Bitshiabu a usar a cabeça para fazer de guarda-redes.
Já em tempo de compenação, foi a vez de, depois de um grande lance de Francisco Trincão, um ressalto sobrar para Zeno Debast, que rematou e ficou muito perto do golo. Mais uma vez, um defesa do RB Leipzig desviou para canto e, ao intervalo, o marcador assinalava 1-0 para os da casa num encontro equilibrado.
o segundo tempo, foi o RB Leipzig a entrar melhor e teve a primeira oportunidade quando Xavi Simons aproveitou a saída de Franco Israel para almejar a baliza, mas saiu por cima. Pouco depois, Amadou Haidara ao poste, mas Manfredas Lukjančukas assinalou falta ofensiva.
Como resposta, Rui Borges lançou Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Viktor Gyökeres para as posições de Zeno Debast, Geny Catamo e Conrad Harder e houve impacto quase imediato, uma vez que o avançado sueco recebeu um cruzamento de Francisco Trincão e tentou o cabeceamento, mas saiu enrolado. A seguir, foi Morten Hjulmand a atirar forte e ao lado.
O Sporting CP estava melhor e a crescer, mais pressionante, e continuou a aproximar-se cada vez mais das zonas de perigo. Daniel Bragança fez um cruzamento perigoso ao primeiro poste que Maarten Vandevoordt agarrou e Maxi Araújo, de longe, atirou muito por cima.
Finalmente, a 15 minutos do fim, chegou o golo do emblema de Alvalade: Daniel Bragança lançou Viktor Gyökeres e o avançado fez o que quis de Willi Orbán antes de atirar uma bomba para o fundo das redes. Mais um grande golo para o catálogo do Leão e empate no marcador.
Já com Ricardo Esgaio em campo (saiu Iván Fresneda), mas pouco depois, contudo, o RB Leipzig voltou a passar para a frente graças ao golo de Yussuf Poulsen.
Benjamin Šeško ainda atirou para defesa fácil de Franco Israel e os últimos instantes ficaram marcados pela tentativa de voltar a facturar por parte do Sporting CP, como ficou claro no cruzamento de Geovany Quenda para Viktor Gyökeres cabecear ao lado.
Mais flagrante foi, ainda, a tentativa de cabeça de Gonçalo Inácio que ficou a centímetros do golo mesmo em cima do apito final. O resultado não sofreu mais alterações e o Sporting CP perdeu por 2-1.
Os Campeões Nacionais voltam a jogar às 20h30 deste sábado, recebendo o CD Nacional no Estádio José Alvalade para a Liga Portugal.
Sporting CP: Franco Israel [GR], Iván Fresneda (Ricardo Esgaio, 76'), Ousmane Diomande, Jeremiah St. Juste (Gonçalo Inácio, 29'), Maxi Araújo, Zeno Debast (Hideasa Morita, 54'), Morten Hjulmand [C], Geny Catamo (Daniel Bragança, 54'), Geovany Quenda, Francisco Trincão e Conrad Harder (Viktor Gyökeres, 54').