Leoas derrotadas pelo SL Benfica
06 Fev, 2022
Ao terceiro dérbi da temporada, a primeira (e injusta) derrota
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste domingo, diante do SL Benfica por 0-1 em jogo da quinta jornada da fase de Apuramento do Campeão da Liga BPI.
Para este dérbi, o terceiro da temporada, com o Sporting CP a somar até aqui dois triunfos, Mariana Cabral apostou de início em Doris Bačić, Ana Borges, Carolina Beckert, Bruna Lourenço, Joana Marchão, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Brenda Pérez, Joana Martins, Chandra Davidson e Diana Silva.
Dia de homenagem a Rita Fontemanha, que recebeu uma placa comemorativa pelos 100 jogos de Leão ao peito, e ainda a Diana Silva, que recebeu uma camisola por ocasião dos 100 golos (que já são 104!) pelo Sporting CP.
A formação visitante foi a primeira a deixar o aviso, de bola parada, mas as Leoas não se ficaram e responderam na mesma moeda aos 14 minutos. Livre na direita batido por Joana Marchão com a bola a chegar à área e Bruna Lourenço, sozinha, a cabecear ao lado da baliza de Letícia.
Sporting CP melhor, com mais bola e a criar melhores situações de perigo com Diana Silva, aos 22 minutos, a estar muito perto do golo. Bom trabalho da avançada Leonina, após recuperar a bola em zona perigosa, valendo ao SL Benfica um corte na hora certa.
Esteve à vista o golo verde e branco nesse momento e até ao intervalo foi sempre o Sporting CP a estar mais perto de se adiantar no marcador, mas Brenda Pérez rematou ao lado, Diana Silva por cima e Chandra Davidson, na última jogada, cabeceou o esférico directamente para as mãos de Letícia.
O SL Benfica foi tentando responder às investidas Leoninas, mas teve várias dificuldades em sair a jogar e quando conseguiu chegar à área fê-lo sempre sem grande perigo.
A segunda parte começou sem mexidas, em ambas as equipas, e com o SL Benfica a conseguir fazer mais do que na primeira metade. Mais bola e algumas jogadas de maior perigo, com a formação visitante a estar perto do golo aos 56 minutos. Insistência encarnada com remate de Catarina Amado a sair ao lado da baliza Leonina.
O Sporting CP, sempre muito consistente, respondeu com um remate-cruzamento rasteiro de Carolina Beckert, com Diana Silva quase a chegar ao esférico, tendo só de encostar, mas a guardiã do SL Benfica ainda tocou para canto. A seguir, Joana Marchão colocou a bola na área, onde Diana Silva estava apenas perante Letícia, mas a avançada Leonina falhou o remate.
Aos 65 minutos, mais uma oportunidade para as Leoas, na sequência de um canto batido por Joana Martins. Letícia socou a bola que ficou à mercê de Fátima Pinto, que tentou o remate perante um aglomerado de jogadoras junto ao primeiro poste.
Ainda assim, apesar da supremacia verde e branca, foi o SL Benfica a chegar ao golo aos 75 minutos. Lance rápido com Jéssica Silva a rematar em fora-de-jogo, mas o mesmo não foi assinalado e por isso o tento foi validado.
Após o 0-1, Mariana Cabral mexeu na equipa, fazendo entrar Mariana Larroquette e Ana Teles para os lugares de Ana Borges e Fátima Pinto. A avançada argentina entrou focada na baliza e depressa deixou o aviso, com um remate fora da área, que saiu ao lado.
Aos 84 minutos, novas mexidas na turma de Alvalade com as entradas de Marta Ferreira e Alícia Correia e as saídas de Carolina Beckert e Joana Marchão e o Sporting CP a tentar o empate, mas já não conseguiu.
Em cima do minuto 90+3 minutos, o SL Benfica ainda teve a oportunidade de fazer o 0-2 na marca de grande penalidade por falta de Doris Bačić sobre Cloé Lacasse, mas a guardiã Leonina negou o golo a Kika Nazareth.
Resultado injusto para as Leoas, que voltam a jogar no próximo sábado, desta feita em jogo a contar para a Taça de Portugal, diante do Valadares Gaia FC.