Foto Isabel Silva
Passaporte carimbado para as meias-finais
Por Sporting CP
13 Mar, 2022
13 Mar, 2022
Leoas seguem em frente na Taça de Portugal após triunfo sobre o CS Marítimo
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Portugal, este domingo, ao golear o CS Marítimo por 5-0 nos quartos-de-final.
A treinadora verde e branca Mariana Cabral apresentou sete alterações em relação ao último onze titular, promovendo as reentradas de Hannah Seabert, Melisa Hasanbegović, Vera Cid, Mariana Rosa, Alícia Correia, Mariana Larroquette e Ana Teles no lote das escolhas iniciais.
Diante de um adversário que vinha de cinco vitórias consecutivas, as Leoas arrancaram a todo o vapor e deixaram vários avisos logo no começo. Chandra Davidson foi a primeira a ameaçar, com um remate dentro da área, seguida de uma grande ocasião de Mariana Larroquette, que apareceu em excelente posição após passe delicioso de Andreia Jacinto, mas acertou no poste.
A sucessão de lances perigosos continuou com dois remates de longa distância de Ana Teles, que não deram resultados práticos, mas abriram caminho para o inaugurar do marcador, à passagem dos 18 minutos. Mariana Rosa cruzou da esquerda para a área, a defesa insular tentou o corte, mas a bola sobrou para Vera Cid, que não hesitou e atirou certeiro para o 1-0.
Pouco depois, aos 24 minutos, foi a vez de Fátima Pinto dar corpo à clara superioridade da turma da casa e aumentar a diferença para 2-0. Ana Teles bateu um livre na direcção da área, Bruna Lourenço amorteceu de cabeça e a capitã, muito oportunista, encostou de pé esquerdo para o fundo das redes, passando agora a somar cinco golos pelas Leoas na presente época.
Mesmo com uma vantagem de dois golos, o Sporting CP nunca deixou de acelerar e chegou com naturalidade ao 3-0 aos 35 minutos. Vera Cid voltou a estar mais uma vez em destaque, ao servir Ana Teles com um grande passe que deixou para trás a defensiva maritimista, vendo depois a número ‘20’ Leonina receber o esférico com o pé esquerdo e rematar com o direito.
Até ao intervalo, ainda houve tempo para o 4-0, consumado com o ‘bis’ de Ana Teles. Desde antes da linha do meio-campo, Fátima Pinto assinou um belo passe que sobrevoou toda a equipa visitante, e encontrou a extremo em excelente posição no coração da área, que não teve dificuldades em finalizar com sucesso, deixando tudo praticamente decidido ao intervalo.
Já com Rita Fontemanha e Marta Ferreira nos lugares de Fátima Pinto e Chandra Davidson, a segunda parte não foi muito diferente da primeira, com o Sporting CP a controlar em toda a linha e a criar várias jogadas de perigo nos instantes iniciais através de Marta Ferreira, que rematou duas vezes à figura, e também Vera Cid, mas desta vez sem alterações no placard.
Apesar de terem estado sempre por cima no encontro, reduzindo as adversárias às tarefas defensivas e a um par de transições ofensivas falhadas, desta feita as Leoas sentiram mais dificuldades no capítulo da finalização. Mesmo tendo chegado diversas vezes com qualidade junto da baliza das verde-rubras, faltou afinar a pontaria para materializar o ascendente.
Ainda assim, aos 76 minutos, surgiu sem surpresas a mão cheia de golos. Na sequência de um lance colectivo bem trabalhado, Vera Cid voltou a estar em foco com mais um grande passe. A médio serviu Marta Ferreira no espaço, que conseguiu roubar a bola à defesa do CS Marítimo e ficou depois cara-a-cara com a guarda-redes, contornando-a antes de atirar fácil para o 5-0.
Até ao final, o resultado até poderia ter assumido uma forma ainda mais expressiva, pois o Sporting CP continuou a rondar a baliza contrária e criou várias vezes perigo. Na jogada em que as Leoas ficaram mais perto de marcar, Mariana Larroquette esteve à beira de apontar um golaço, mas atirou com estrondo à barra e o resultado já não se alterou até ao último apito.
Com esta vitória, o Sporting CP garante uma vaga nas meias-finais frente ao SC Braga.
As Leoas voltam a jogar no próximo sábado, dia 19 de Março, novamente diante do CS Marítimo, desta feita em casa e para a oitava jornada do apuramento de campeão.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Mariana Rosa (Diana Silva, 80’), Melisa Hasanbegović, Bruna Lourenço (Joana Martins, 66’), Alícia Correia, Vera Cid, Fátima Pinto [C] (Rita Fontemanha, 45’), Andreia Jacinto, Ana Teles, Mariana Larroquette e Chandra Davidson (Marta Ferreira, 45’).