Foram dois e podiam ter sido bem mais
23 Abr, 2023
Golos de Diana Silva e Ana Capeta valem triunfo em casa do SF Damaiense
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o SF Damaiense, fora de portas, por 0-2, em partida relativa à 19.ª jornada da Liga BPI.
Dois golos, na segunda parte, da autoria das duas avançadas goleadoras da equipa - Diana Silva e Ana Capeta - deram expressão a um triunfo justíssimo, ainda que escasso, das Leoas, que acertaram três vezes nos ferros da baliza do SF Damaiense e criaram outras oportunidades salvas pela guarda-redes ou até por defesas da equipa da casa sobre a linha de golo e que reflectiram um domínio claro e muitas vezes avassalador do conjunto Sportinguista.
Arranque a todo o gás da equipa Leonina, que em menos de um minuto criou logo duas oportunidades soberanas. Maiara Niehues, no seguimento de boa combinação com Ana Teles, viu o remate ser defendido pela guarda-redes do SF Damaiense e, logo a seguir, Diana Silva a entrar de rompante, com um cabeceamento à trave, após canto curto e centro bem medido de Ana Teles. E, à passagem dos cinco minutos, nova boa ocasião para as Leoas, com uma boa jogada de envolvimento na direita e remate de Ana Teles que ia para golo, não fosse o corte em cima da linha de golo de Madalena Contente.
O Sporting CP coleccionava oportunidades, às quais faltava apenas a direcção certa dos remates: Diana Silva viu as intenções defendidas por Chandra Bednar e quando não era a guarda-redes do SF Damaiense era a trave da baliza da equipa da casa a travar o ensejo de Ana Capeta. As visitadas só se fizeram notar com perigo real à baliza Sportinguista, num remate de Baucon, ao qual a guardião Leonina se opôs com muita qualidade. Empate a zero ao intervalo, num resultado que era lisonjeiro para a equipa da casa, tamanho o caudal de oportunidades Leoninas, pese embora a réplica valorosa das anfitriãs.
Na segunda parte, até coube ao SF Damaiense o primeiro remate de relativo perigo, através do pé direito de Beatriz Cameirão, por cima da trave, mas pouco depois dos 50 minutos, voltou ‘a velha ordem’ de domínio Leonino, com uma combinação entre Ana Teles e Diana Silva, a goleadora Leonina a ver o remate na área ser defendido e depois, a bola a ser afastada sobre a linha de golo por Raquel Ferreira, defesa da equipa da casa.
Mais uma oportunidade que se perdia para a formação verde e branca, que continuava a colecionar oportunidades de golo, às quais faltavam a melhor finalização. De tanto insistir, o Sporting CP viu o esforço premiado aos 55 minutos, quando uma grande saída de bola de Fátima Dutra, deu início ao golo verde e branco. A ala brasileira galgou metros, entregou a Ana Capeta que arrancou em velocidade e, nada egoísta, ofereceu de bandeja para Diana Silva encostar e fazer o golo inaugural do jogo, numa grande jogada colectiva das Leoas.
O Sporting CP não se deu por totalmente satisfeito com a vantagem conseguida e procurou mais. Ficou perto de aumentar a diferença perto dos 60 minutos, quando um remate de Maiara Niehues foi defendido pela guarda-redes do SF Damaiense e, na recarga, Diana Silva disparou com estrondo, mas à trave. O Sporting CP continuava controlador do jogo e, a anteceder mais uma oportunidade não concretizada, chegou o 0-2, após canto, motivado por grande defesa de Chandra Bednar a remate de Maiara Niehues, que combinou muito bem com Diana Silva. Canto na direita marcado por Fátima Dutra (esteve nos dois golos) e Ana Capeta, na área, de cabeça, com perfeita execução, a fazer o 0-2 final. Ana Capeta, que tal como Fátima Dutra esteve nos dois golos, com a diferença de a internacional portuguesa ter marcado um e feito a assistência para o outro.
Até ao final, o Sporting CP geriu bem o jogo, mas ainda passou por um susto, quando um cabeceamento na área obrigou Hannah Seabert, a grande defesa, mas o triunfo Leonino nunca esteve em causa
O Sporting CP passa agora a somar 45 pontos e na próxima jornada recebe o CS Marítimo, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. O triunfo na Damaia comprova as palavras da treinadora Mariana Cabral de que a segunda volta, exemplar até ao momento, é o espelho da evolução da equipa Leonina.
Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges, Bruna Lourenço, Alícia Correia, Brenda Pérez, Joana Martins (Maísa Correia, 81'), Maiara Niehues (Joana Dantas, 90'), Ana Teles (Cláudia Neto, 68'), Diana Silva, Ana Capeta e Fátima Dutra.