Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP visitou Bless Academy

Por Sporting CP
08 Nov, 2023

Equipa sub-11 feminina treinou em Belas

 Sporting Clube de Portugal esteve presente, na última segunda-feira, num treino da Bless Academy, uma escola de futebol com o objectivo de promover o desporto e a diversão para as crianças e que tem uma vertente solidária.

O conjunto sub-11 feminino das Leoas deslocou-se às renovadas instalações da Bless Academy, em Belas, para um treino conjunto entre duas instituições parceiras e a iniciativa revelou-se um sucesso, como explicou Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino do Sporting CP.

"É um momento ímpar. Partilhamos, com a Bless Academy, valores de integração e angariação. Valores sociais e do desporto", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

"Temos aqui cerca de 70 atletas entre os 6 e os 13 anos. O treino foi pensado e desenhado pelos treinadores do Sporting CP e da Bless Academy e o objectivo é reforçar a partilha de know-how e, sobretudo, procurar os sorrisos nestas crianças", referiu.

Bles Gomes revelou as bases e a história da Bless Academy, da qual é fundador e responsável.

"O projecto começou com um grupo de amigos que são, hoje, os treinadores da nossa academia. Já somos treinadores de futebol há muitos anos, mas a realidade do nosso futebol não nos estava a agradar. Nasci no bairro, sou do Cacém, e nos clubes onde treinava levava sempre meninos comigo no carro e chegou uma altura em que já não tinha capacidade de os levar. Como os queríamos ajudar, decidimos criar uma academia para ajudar os miúdos do bairro, que têm muitas capacidades mas não têm oportunidades. O futebol tornou-se uma indústria em que os miúdos precisa de pagar uma mensalidade e em que os pais precisam de os levar ao treino. Infelizmente, temos muitas pessoas que não têm essa possibilidade e decidimos que íamos cuidar desses meninos. Tem corrido muito bem e estamos a ajudar muitas crianças. Com a ajuda do Sporting CP ainda conseguimos ajudar mais meninos e estamos muito felizes com o que tem acontecido. Temos crescido muito e tem sido fantástico", assegurou.

Para a Bless Academy, a parceria com o emblema de Alvalade tem sido muito benéfica: "Desde o dia em que apresentámos o projecto que os responsáveis do Sporting CP nos apoiaram a todos os níveis. Com a ajuda deles, conseguimos este espaço que hoje estão a ver. Antes, andávamos em espaços alugados e hoje temos o nosso próprio. As crianças podem vir para cá e passar cá muito tempo, os pais ficam mais descansados. Esperamos que a parceria com o Sporting CP dure muitos anos".

Bles Gomes falou ainda sobre o treino conjunto, garantindo que é defensor "de dar contextos diferentes aos meninos" e que, nesse sentido, "treinar com o Sporting CP é uma felicidade enorme". "Estão a encontrar desafios que, normalmente, não encontram no treino. Para mim, tem sido um dia fantástico e tenho a certeza de que vai acontecer mais vezes. Queremos que tanto os nossos miúdos como os atletas do Sporting CP tenham experiências diferentes", frisou.

Graça Ruas, jogadora do Sporting CP com 10 anos, garantiu que o momento "está a ser divertido". "É uma experiência nova e é bom treinar com outros guarda-redes. Podemos experimentar novas maneiras de jogar e faz com que possamos melhorar", disse a Leoa. Para Amadu Djaló, futebolista de 10 anos da Bless Academy, o treino esteve "muito diferente": "Fizemos exercícios de finalização, jogo, uns exercícios com a bola na mão. Estou a gostar".

Kelson Marcelino, de 7 anos, explicou que "as meninas do Sporting CP são bem-vindas na Bless Academy". "São divertidas, já deu para ver. Já fizemos vários tipos de exercícios", acrescentou. Por fim, Letícia Jesus, igualmente com 7 anos e que tem Marta Vieira da Silva, jogadora brasileira, como principal referência, elogiou a presença da equipa Sportinguista: "Gostei que elas tenham sido convidadas e que estejam a treinar connosco. Gostei muito de um exercício que fizemos com pinos".