Leoas mereciam mais no fecho da pré-temporada
10 Ago, 2024
Desaire com o SL Benfica no segundo jogo do Troféu do Algarve
A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica por 3-1, este sábado, na segunda partida do Troféu do Algarve – torneio particular que tem aqui a sua primeira edição e que se realiza no Estádio Algarve.
No duelo de encerramento da pré-temporada, a treinadora Mariana Cabral apostou num onze completamente renovado em relação ao apresentado no encontro de quinta-feira diante das espanholas do Sevilla FC (1-2), com destaque para a presença dos reforços Catriona Sheppard, Mégane Sauvé e Georgia Eaton-Collins.
No primeiro dérbi da temporada, ainda que não oficial, intensidade foi a palavra de ordem desde o apito inicial. Logo nos primeiros minutos, que foram muito disputados, ambas as equipas podiam ter chegado ao golo, primeiro as águias por Nycole Raysla e depois as Leoas por intermédio da avançada Brittany Raphino.
Apesar disso, o SL Benfica acabou por ter a felicidade de marcar duas vezes no espaço de apenas dois minutos, aos 12’ e aos 14’, primeiro por Carole Costa, de penálti, e depois por Nycole Raysla. Na resposta, pouco depois, Brittany Raphino ainda reduziu para 2-1, mas o lance acabou por ser anulado devido a fora-de-jogo.
A partir daí, as encarnadas tiveram mais bola, mas a defesa Leonina apresentou-se sólida. As situações de golo só voltaram a surgir perto do intervalo, primeiro para o Sporting CP, por Brittany Raphino, já com maior equilíbrio na partida, e depois para o SL Benfica, por Lara Martins e Andreia Norton, mas Catriona Sheppard resolveu.
No reatamento, o SL Benfica criou perigo por Chandra Davidson. No entanto, a reacção do Sporting CP não se fez esperar, com a recém-entrada Telma Encarnação a obrigar Rute Costa a uma enorme defesa, logo a seguir Fátima Pinto a cabecear com perigo e depois a também acabada de entrar Diana Silva a rematar por cima.
As mexidas de Mariana Cabral, que ao intervalo já tinha lançado Ana Borges e Andrea Norheim, ajudaram a equipa a subir de produção, com o Sporting CP a criar dificuldades ao adversário. Apesar disso, e numa altura em que estava por baixo no desafio, o SL Benfica conseguiu chegar ao 3-0, aos 69 minutos, por Marie Alidou.
Nesta altura, apesar do resultado, as Leoas vivam a sua melhor fase na partida, com ataques perigosos constantes. Maísa Correia quase marcou, num lance em que Rute Costa defendeu para o poste, mas logo no canto que se seguiu a jovem não perdoou e assinou o 3-1, aos 72 minutos, com um espectacular golo de ‘escorpião’.
A partir daí, praticamente só deu Sporting CP, com as Leoas em busca de mais golos e Maísa Correia a ser protagonista. A extremo de 17 anos teve nos pés duas grandes oportunidades, primeiro após um livre directo em que ficou muito perto do desvio certeiro, e depois ao aparecer na cara da guardiã encarnada, que impediu o 3-2.
Já no tempo de compensação, Diana Silva também ficou muito perto do golo, ao acertar no poste após antecipar-se à guarda-redes Rute Costa, mas mais uma vez a falta de eficácia acabou por impedir o Sporting CP de aproximar-se no resultado, que já não mexeu mais até final e foi algo pesado para a produção das duas equipas.
As Leoas voltam a entrar em campo no dia 17, no Jamor, contra o Racing Power FC, em partida das meias-finais da Supertaça, no primeiro jogo oficial da temporada.
Sporting CP: Catriona Sheppard [GR], Mégane Sauvé, Georgia Eaton-Collins, Mariana Rosa (Ana Borges, 45’), Alícia Correia (Andrea Norheim, 45’), Fátima Pinto, Brenda Pérez [C], Cláudia Neto (Diana Silva, 56’), Jacynta Gala (Matilde Nave, 81’), Maísa Correia e Brittany Raphino (Telma Encarnação, 56’).