Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Leoas metem a quarta no Norte do país

Por Sporting CP
09 Nov, 2024

Triunfo justo até mereceu outros números em casa do Valadares Gaia FC (0-1)

E vão quatro triunfos consecutivos, sem sofrer qualquer golo em cada um deles. A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu o Valadares Gaia FC por 0-1, este sábado, em partida a contar para a oitava jornada da Liga.

As Leoas continuam em grande e impuseram a primeira derrota caseira ao emblema de Vila Nova de Gaia, que vive um momento proporcionalmente inverso - quatro derrotas consecutivas, nas quais não marcou qualquer golo. Acabou por ser um pontapé de fora da área de Rita Fontemanha, aos 22 minutos, a fazer toda a diferença, mas sobretudo na segunda parte, onde o domínio verde e branco foi total, faltou apenas melhor pontaria para avolumar o resultado, dado o número e a qualidade das oportunidades criadas.

Comparativamente à última partida (3-0 Racing Power FC), Micael Sequeira fez duas alterações forçadas no ‘onze’ para enfrentar um emblema nortenho que entrou nesta jornada no sexto lugar: Rita Fontemanha e Maísa Correia foram as apostas de início nos lugares que tinham sido das agora lesionadas Fátima Pinto e Telma Encarnação – juntaram-se às ausências de Brittany Raphino, Andrea Norheim, Ria Bose, Mariana Rosa e Gabriela Vinhas.

Depois de dez minutos muito equilibrados no Estádio Dr. Jorge Sampaio, as Leoas assumiram a iniciativa e o controlo do jogo e fizeram-se também com a dianteira no marcador. Antes disso, o primeiro sinal de perigo real saiu dos pés de Diana Silva aos dez minutos, a cujo cruzamento ‘venenoso’ só faltou o desvio final após defesa incompleta de Erin Seppi.

Foi aos 22 minutos que o Sporting CP chegou ao 0-1 através de Rita Fontemanha. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Maísa Correia, que tocou de calcanhar para fora da área e Fontamanha encheu o pé e atirou forte e rasteiro – com um desvio pelo caminho a ajudar – para o fundo das redes. Um golo construído, curiosamente, pelas duas jogadoras que ‘saltaram’ para a titularidade em Vila Nova de Gaia – e o primeiro sofrido em casa pelo Valadares Gaia FC na época.

O 0-1 espicaçou a reacção esforçada e imediata da equipa da casa, mas o melhor que conseguiu foi um remate de Carolina Santiago (emprestada pelo Sporting CP) para defesa fácil de Hannah Seabert. Com a bola mais longe de ambas as balizas e a margem mínima intacta no marcador, o jogo foi para o intervalo.

Já na segunda parte, as Leoas de Micael Sequeira voltaram a ter o domínio da posse de bola e não só protagonizaram as primeiras investidas ofensivas, a partir de cruzamentos, como acentuaram o seu domínio e a acutilância ofensiva. O 0-2 ficou muito perto de acontecer a partir da hora de jogo.

Mégane Sauvé, na cara do golo, tentou assistir Maísa Correia e a oportunidade perdeu-se, mas mais claro ainda foi o lance seguinte, onde a jovem avançada não conseguiu levar a melhor no frente-a-frente com Seppi. Pouco depois, com a guarda-redes fora do lance, Ana Capeta também teve tudo para simplesmente empurrar a bola para o fundo das redes, contudo acertou mal nela e o golo esfumou-se por cima da trave.

Por esta altura, já Micael Sequeira tinha operado uma tripla substituição – entraram Beatriz Fonseca, Joana Martins e Jacynta Gala – e mudou para um sistema táctico com três centrais. À entrada para os últimos 15 minutos, Miri O’Donnell substituiu Maísa para refrescar o ataque.

A irreverência e velocidade saídas do banco de suplentes ajudaram – e muito – a manter o ‘cerco’ do Sporting CP à área do Valadares Gaia FC, porém o já merecido segundo golo não chegou. Prevaleceu, assim, o valioso pontapé certeiro de Rita Fontemanha no marcador, em mais uma prova de consistência defensiva das Leoas, que não concederam qualquer esperança à formação adversária.

Encadeada a quarta vitória consecutiva, as três últimas com Micael Sequeira no comando, o Sporting CP atinge os 18 pontos e continua no terceiro lugar, apenas atrás do SC Braga (19) e SL Benfica (21), embora estes dois emblemas ainda não tenham jogado nesta jornada e as Leoas, por sua vez, continuem com um jogo em atraso.

Na próxima jornada, a equipa verde e branca recebe o Clube de Albergaria.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Rita Fontemanha, Georgia Eaton-Collins, Mégane Sauvé (Beatriz Fonseca, 61’), Andreia Bravo (Joana Martins, 61’), Brenda Pérez, Cláudia Neto (Maiara Niehues, 85’), Ana Capeta, Maísa Correia (Miri O’Donnell, 75’), Diana Silva (Jacynta Gala, 61’)