Sporting SAD certificada em três importantes áreas
25 Fev, 2016
Entidade DGERT oficializou 'dossiers' respectivos à formação 'leonina'
De acordo com a informação oficial da DGERT – entidade responsável pela certificação de entidades formadoras –, a Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD foi certificada nas três áreas que havia solicitado. São elas a área de desenvolvimento pessoal, a área da saúde e a do desporto. Ricardo Porém, responsável pelo Gabinete de Alto Rendimento da Academia, explicou as várias etapas presentes neste tipo de processos e a importância do reconhecimento oficial da DGERT.
“Têm de apresentar-se vários documentos – manual da qualidade, as normas em termos de sistema de formação, a lista de formadores, etc. – para se atestar que aquela entidade, neste caso, a Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD tem qualidade do ponto de vista de entidade que forma, ou seja, que se envolve, ministra e avalia a formação. O Sporting CP, há cerca de dois anos, desenvolveu uma marca formativa que se chama Sporting Training Academy, que é uma área que congrega toda a oferta formativa interna – para o grupo Sporting – e externa – para o mercado. Essa marca tem quatro áreas: educação, performance, saúde e gestão. Com isto, dentro de cada uma dessas quatro áreas, existe um conjunto de produtos que já foram desenvolvidos, testados e outros que estão em fase de teste. Como nós queremos dar formação para fora e a nível interno, é lógico que faz sentido que os nossos métodos de trabalho, os nossos métodos de estudo, a forma como nós ministramos a formação e avaliamos o impacto da mesma, sejam acreditados por uma empresa – neste caso, um órgão do Estado. Pegámos nesses ‘dossiers’ e colocámos à consideração da DGERT e, a partir do momento que nos foi concedida a certificação, significa que a Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD é uma empresa certificada não só no desenvolvimento dos conteúdos, como na administração dos mesmos e na avaliação do impacto dessas acções de formação”, esclareceu Ricardo Porém, acrescentando que a rapidez deste reconhecimento tem vários motivos.
“Nós já tínhamos algum caminho percorrido, até porque esta é a nossa forma de trabalhar. Iniciámos este processo com base naquilo que já fazíamos e o objectivo era optimizar isso mesmo. Os conteúdos que lá estão nós já fazíamos, o que significa que, para nós, foi muito mais fácil garantir o reconhecimento”, concluiu.