Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Agriloja Cup junta 800 crianças e jovens em Alcochete

Por Sporting CP
01 Jul, 2024

​Torneio anual de fim de época aproxima jovens Leões dos seus sonhos

Cerca de 800 crianças e jovens de 22 Academias Sporting (AS) espalhadas por todo o país reuniram-se no último fim-de-semana na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para participar na Agriloja Cup, torneio organizado pelo Sporting Clube de Portugal em conjunto com o principal patrocinador do futebol de formação verde e branco. Após ter passado no início de Junho pelo Estádio José Alvalade, onde estiveram representados os escalões entre sub-5 e sub-12, desta vez a prova foi disputada no quartel-general Leonino, com a presença dos sub-13 e ainda sub-15.

Num dia diferente e recheado de boa-disposição, ao qual o Jubas não quis faltar, os participantes oriundos dos quatro cantos do território nacional tiveram a oportunidade de jogar no local onde trabalham diariamente a formação e o futebol profissional, alimentando o sonho de ali chegarem um dia. A experiência teve como objectivo primordial quebrar barreiras ao aproximar as diferentes Academias de formação e a casa-mãe, que representa o expoente máximo da criação de novos talentos. Já as famílias dos atletas, aproveitaram para conhecer as infra-estruturas.

Antes da abertura oficial da competição, nota para o minuto de silêncio cumprido em homenagem ao falecido Eterno Capitão Manuel Fernandes, ex-avançado que nesse fim-de-semana levou milhares de adeptos a Alvalade para um último adeus.

Outra aliciante do torneio foi a presença de Afonso Moreira (que já se estreou na equipa A e jogou a segunda metade da última época no Gil Vicente FC), Diogo Travassos e João Muniz, jogadores da formação que fizeram as delícias dos mais novos. Além de terem estado a acompanhar de perto os jogos realizados nos diferentes campos, foram ‘inundados’ com solicitações de fotografias e autógrafos por parte dos mais jovens, que aproveitaram também para pedir alguns conselhos.

Para o técnico responsável pelas Academias Sporting, Filipe Costa, o balanço desta iniciativa não podia ser mais positivo. “É uma satisfação enorme termos presentes 22 das nossas 32 Academias ao longo do fim-de-semana. Além disso, vamos ter não só rapazes, mas também raparigas, que é uma das novidades no sentido em que temos notado um grande crescimento da vertente feminina nas nossas Academias, em consonância com o que tem vindo a acontecer em todo o país”, começou por dizer o responsável em declarações aos meios de comunicação do Clube. “São cerca de 800 crianças e jovens no total e para nós é um prazer recebê-los nesta casa, que é também deles. Aqui têm a oportunidade de experienciar o seu sonho de treinar e jogar nestes campos da Academia, imitando os seus ídolos. Estão a divertir-se e a aproveitar a oportunidade para mostrar o seu talento”, frisou.

Segundo Filipe Costa, este momento serve também para mostrar aos mais novos que “com sorte, talento e trabalho, poderão seguir o seu caminho” até à Academia. “No fundo, o objectivo é que eles possam contactar com esta realidade e, de certa forma, inspirá-los e dar-lhes motivação para darem o máximo. Espero que seja um alento para eles poderem atingir os seus objectivos”, apontou, sublinhando a “enorme importância das Academias Sporting para o projecto de formação do Clube”. “São a base da pirâmide. Queremos ajudar estas crianças e jovens a melhorarem enquanto jogadores de futebol, mas também a terem um conjunto de valores enquanto pessoas que depois vão poder levar para a vida e para o seu futuro extra-futebol. Além disso, queremos ainda ter aqui uma base de recrutamento para podermos alimentar os diferentes escalões das equipas de formação do Clube”.

Já Pedro Antunes, treinador da Academia Sporting de Sintra - que conta nos seus quadros com duas equipas exclusivamente femininas -, considerou que este dia é “muito importante para as crianças”. “É uma experiência nova para elas, num espaço que muitos destes rapazes e raparigas nunca pisaram. Todos têm o sonho de um dia poderem vir jogar para aqui, mas também de chegar à equipa principal”, apontou o técnico, lembrando que todo o trabalho realizado com atletas destas idades tem um propósito muito concreto: “Seria um orgulho imenso para nós se conseguíssemos colocar nem que fosse uma jogadora nossa na equipa principal”.

Quanto à reacção dos mais novos quando viram o trio de jogadores da formação a entrar em campo, foi até algo “caricata”.  “Mal eles chegaram aqui ao espaço cumprimentaram-nos como se nada fosse, mas quando começaram a perceber o que se estava a passar ficaram malucos com os autógrafos e a vontade de chegar perto deles. São experiências que não têm todos os dias e que deviam acontecer mais vezes ao longo do ano, é de louvar porque são sempre bons momentos”, disse.

Ora, uma das futuras craques que marcou presença em Alcochete foi Leonor Mendes, de 11 anos, ela que joga também na Academia de Sintra e não escondeu a felicidade pela experiência que lhe foi proporcionada. “Está a ser bom, estamos a divertir-nos muito”, garantiu, revelando que o Sporting CP é o clube do seu coração. “Desde pequena que jogo futebol, o meu grande sonho é um dia poder estar onde os jogadores estão e jogar no Estádio José Alvalade”, confidenciou. Apesar de ainda não ter uma posição definida em campo, a jovem Leoa já sabe qual é o jogador que mais admira nos seniores: “O meu ídolo é o Pote, gosto dos golos que ele marca”.

Por sua vez, Guilherme Gonçalves, de 12 anos, viajou desde a Academia Sporting de Viseu até à margem sul do Tejo para viver “um dia espectacular, com muitas emoções”. “Estou muito feliz por participar neste torneio maravilhoso, foi a primeira vez que joguei num campo tão importante como este [Estádio Aurélio Pereira]. Consegui marcar um golo e foi espectacular, é algo que vai ficar para a vida”, referiu o jovem médio, que tem Sebastián Coates como ídolo e ficou impressionado com a Academia Cristiano Ronaldo. “Surpreendeu-me muito, as instalações são muito bonitas. O Sporting CP oferece as melhores condições e é um sonho vir para cá”.