Jovens Leões somam primeira vitória europeia em Eindhoven
01 Out, 2024
Golos de Afonso Moreira e Eduardo Felicíssimo para superar o PSV (0-2)
A equipa do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o PSV por 0-2, esta terça-feira à tarde, no jogo da segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.
Foi no Campus De Herdgang, a academia do emblema de Eindhoven, que os jovens Leões alcançaram o primeiro triunfo nesta edição da prova, após o empate inaugural em casa com o Lille OSC (2-2). E foi de rompante que os golos do Sporting CP surgiram para resolver uma partida frente a um perigoso PSV.
Mesmo a fechar uma primeira parte muito dividida Afonso Moreira deu a melhor conclusão a uma bonita jogada colectiva e, logo a abrir o segundo tempo, um impressionante cabeceamento de Eduardo Felicíssimo garantiu os primeiros três pontos Leoninos. Por seu turno, a formação de Eindhoven mantém-se sem qualquer ponto.
Para enfrentar um PSV formado, essencialmente, por jogadores da sua equipa sub-19, os jovens Leões liderados por Tiago Teixeira e João Pereira, da equipa B, e coadjuvados por Pedro Coelho, dos sub-23, apresentaram-se com uma mistura de jogadores provenientes dos ‘bês’, dos sub-23 e dos sub-19 e com quatro mudanças no ‘onze’ que empatou com o Lille OSC (2-2) em Alcochete. Daniel Costa, Lucas Taibo e Rayhan Momade entraram para a linha defensiva e Henrique Arreiol foi titular no miolo, enquanto só o ataque, composto por João Simões, Afonso Moreira e Gabriel Silva, se manteve intacto, além da baliza, novamente guardada por Miguel Gouveia – Salvador Blopa, Miguel Alves, Denilson Santos e Ivanildo Mendes saíram das opções iniciais.
Renovado em 2019 e localizado numa zona de floresta a cinco quilómetros a norte do Philips Stadion, onde as equipas principais de ambos os emblemas se vão enfrentar na UEFA Champions League, no moderno ‘quartel-general’ do emblema de Eindhoven, o PSV desenvolveu, entre outros, Cody Gakpo (Liverpool FC) e Noni Madueke (Chelsea FC), dois dos mais recentes ‘produtos’ lançados para a elite.
Num início de tarde fresco e por vezes ventoso, mas sem chuva, o Sporting CP fez-se com a bola desde o início, apesar da forte pressão adversária. O extremo Afonso Moreira, embora de forma desenquadrada com a baliza, fez o primeiro remate, mas depois dos dez minutos o PSV - em crescendo - testou a atenção de Miguel Gouveia por duas vezes.
E, pouco depois, apesar do maior tempo com bola da equipa verde e branca, a formação local saiu rapidamente para o contra-ataque e dispôs da melhor oportunidade, mas no cara-a-cara Gouveia brilhou com uma ‘mancha’ decisiva – e Afonso Lee completou o trabalho com um corte já perto da linha de golo. Se os Leões sentiam dificuldades para progredir e criar perigo junta da baliza adversária, o PSV fazia tudo pela ‘via rápida’, com processos simples e muita verticalidade, após recuperar a bola, chegando com facilidade à área.
No entanto, já depois da meia hora, o Sporting CP seguiu a mesma receita e foi por muito pouco que um lançamento em profundidade, que surpreendeu a defesa neerlandesa, não acabou em golo. Somente os reflexos do guardião Tijn Smolenaars - uma defesa com o pé - negaram o 0-1 a João Simões.
Logo de seguida, o PSV também ficou perto de inaugurar o marcador por Manuel Bahaty, porém Miguel Gouveia voltou a dizer ‘presente’. E quando parecia que o nulo no marcador ia seguir para o segundo tempo, Afonso Moreira pareceu para fazer o 0-1 já no período de descontos.
Depois de um pontapé acrobático do capitão Manuel Mendonça que ‘morreu’ nas mãos de Smolenaars, os jovens Leões encadearam a melhor jogada colectiva até então, com combinações pelo corredor central, até que o extremo verde e branco, à entrada da área, picou a bola com classe e rodou sobre si, deixou os defesas pregados ao relvado e na cara do golo atirou a contar.
Não podia ter havido maneira melhor de encerrar uns primeiros 45 minutos tão divididos no Campus De Herdgang e, logo a abrir a segunda parte, o Sporting CP também começou de forma perfeita: a marcar. Aos 51 minutos, um canto cobrado por Rayhan Momade encontrou a grande impulsão de Eduardo Felicíssimo e o cabeceamento portentoso só acabou no fundo das redes. Num abrir e fechar de olhos, com o intervalo pelo meio, os jovens Leões colocaram-se a vencer por dois.
Inevitavelmente, o PSV sentiu os golpes e perdeu algum do gás demonstrado na etapa anterior, apesar também dos méritos defensivos Leoninos nesta fase. Em busca de uma reacção, o melhor que os neerlandeses conseguiram foi um remate para as mãos de Miguel Gouveia, após um erro na saída de bola verde e branca, e outro por cima já à entrada para os últimos dez minutos.
Até ao fim, multiplicaram-se os duelos, porém o Sporting CP mostrou-se seguro e nunca perdeu o controlo do encontro. Salvador Blopa, Sandro Nascimento, Denilson Santos, Gabriel Melo e Micael Sanhá foram apostas a partir do banco no decorrer dos minutos.
Além de a vitória Leonina já não ser colocada em causa, a fechar a partida europeia podia ter sido a equipa verde e branca a voltar a marcar, não fosse a grande defesa de Smolenaars para impedir o golo de Micael Sanhá numa das suas primeiras acções em campo.
Assim, com quatro pontos somados, o Sporting CP subiu à condição ao quarto lugar da tabela de classificação da UEFA Youth League e, tal como a equipa principal, prepara-se para visitar o SK Sturm Graz, na próxima jornada.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Salvador Blopa, 89’), Eduardo Felicíssimo, Afonso Lee, Lucas Taibo, Rayhan Momade (Micael Sanhá, 89’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Sandro Nascimento, 80’), João Simões (Denilson Santos, 76’), Afonso Moreira, Gabriel Silva (Gabriel Melo, 76’)