Jantar dos residentes recheado de animação
04 Dez, 2024
Natal assinalado da melhor forma para quem vive na Academia Cristiano Ronaldo
O Sporting Clube de Portugal promoveu, na noite da última terça-feira, o habitual jantar de Natal dedicado aos residentes da Academia Cristiano Ronaldo. O momento voltou a ser marcado pela confraternização digna desta época festiva.
O jantar - realizado num restaurante nas imediações da Academia - juntou os 61 atletas residentes a cerca de 40 membros do staff, incluindo os treinadores principais de cada escalão. Entre os jogadores presentes encontravam-se membros da equipa sub-14 até à equipa principal, como Geovany Quenda ou João Simões.
À chegada, os jovens Leões posaram para fotografias e, já sentados, ouviram as palavras de Paulo Gomes, co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo. Depois do jantar, foi a vez do já tradicional bingo de Natal. Geovany Quenda, João Simões e Afonso Figueiredo, o convidado especial desta edição, foram tirando os números até descobrir os quatro primeiros classificados, que receberam os respectivos prémios.
Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas com Afonso Figueiredo, que representou o futebol de formação do Sporting CP durante seis temporadas e que teve, depois, uma carreira enquanto futebolista profissional na Liga Portugal.
Terminado o jantar, todos os jogadores receberam uma estatueta personalizada dedicada ao evento e uma camisola oficial do Sporting CP.
Para Simão Margato, de 13 anos e do escalão sub-14, foi a primeira vez no jantar de Natal dos residentes da Academia Cristiano Ronaldo e a experiência não podia ter sido melhor.
"É muito bom estarmos em família, que é o que somos. Foi um convívio muito bonito. Jantámos, ouvimos o Afonso [Figueiredo] a falar da sua carreira e dos seus objectivos. Os mais velhos também nos deram vários conselhos para alcançarmos os nossos sonhos. Um deles é chegarmos à equipa principal, como o Geovany Quenda e o João Simões já conseguiram", referiu.
Sandro Gamboa, de 16 anos e dos sub-19, concordou: "Está a ser muito bom, estou muito feliz por estarmos aqui todos juntos. As palavras do Afonso Figueiredo foram muito boas e incentivaram-nos a continuar a trabalhar para chegar à equipa principal".
Leonardo Tavares, de 16 anos e dos sub-17, destacou uma "noite é muito importante pelo convívio, principalmente para os mais novos, os sub-14, que estão aqui pela primeira vez". "É uma integração para eles e ajudamos a estar todos em família. O primeiro ano na Academia é sempre difícil para todos por estarmos longe da família, mas estamos aqui para os ajudar à equipa principal, que é o objectivo de todos", adicionou.
Afonso Figueiredo também falou aos meios Sporting CP e admitiu que o jantar serviu para "reviver um pouco" dos seus tempos de jogador verde e branco: "Eles passam muito tempo juntos na Academia, mas é importante saírem do seu espaço e ter um jantar diferente. Adorei ver o convívio deles, parece mesmo uma família. Independentemente da idade, dão-se todos muito bem e foi uma energia muito boa ao longo de todo o jantar".
Antes do jantar, Afonso Figueiredo teve a oportunidade de visitar a Academia Cristiano Ronaldo, algo que não fazia desde 2009, quando deixou de ser jogador do Clube. Foi "uma nostalgia muito grande".
"A minha última memória na Academia não foi muito positiva porque foi quando saí. Voltar agora, com outra maturidade, fez-me olhar para tudo com muita saudade. Percebi, também, que o Sporting CP continua a evoluir e a crescer. Vi muitas coisas diferentes e acho que o trabalho tem sido fantástico", referiu.
Aida Ramos, do departamento de pedagogia da Academia Cristiano Ronaldo, também falou sobre o evento: "Para nós, este jantar é muito importante. Reunimos todos os atletas residentes num momento de união, amizade e partilha. Tivemos o Afonso Figueiredo, um convidado muito especial, que passou algumas das experiências que ele teve. (...) Todos os anos tentamos ter caras novas e alguma inovação neste jantar. Temos as presenças de todas as equipas inter-disciplinares da nossa Academia, desde os coordenadores aos treinadores e à direcção".