Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Iniciados entram a vencer na 3.ª Fase

Por Jornal Sporting
02 Abr, 2017

A equipa de Pedro Coelho derrotou a Académica por 3-1 na Academia Sporting

O relógio marcava as 11h da manhã de domingo quando a bola começou a rolar no Estádio Aurélio Pereira (Academia Sporting). Em vista, a primeira jornada da derradeira fase do Campeonato Nacional de iniciados. De um lado, os comandados de Pedro Coelho, que equiparam de verde e branco. Do outro, os sub-15 academistas, vindos de Coimbra com a esperança de alcançar um bom resultado na casa-mãe leonina. 

Assim que o árbitro apitou para os primeiros 35 minutos, percebeu-se desde logo qual das formações tinha mais vontade de assumir o comando do encontro. Ainda os jogadores da briosa testavam o relvado quando Rodrigo Rego decidiu avaliar as redes de Henrique, guarda-redes da Académica de Coimbra. Aos 2', o central subiu à grande área na sequência de um livre cobrado à maneira curta do lado direito do ataque e soube estar no sítio certo para corresponder assertivamente na recarga. Estava inaugurado o marcador. 
 
A entrada de rompante relevou-se demasiado forte para se extinguir no 1-0. Já depois de Bruno Tavares ter tentando um chapéu - a bola saiu milímetros por cima da barra -, o extremo verde e branco puxou dos galões para assistir Joelson Fernandes (5'). Ficou na retina o cruzamento com conta, peso e medida, mas também o remate de primeira do avançado.
 
Até ao intervalo, jogou-se grande parte do tempo no meio-campo academista, sendo que se alguém tivesse contabilizado a percentagem de posse de bola, não temos dúvidas de que os leões registariam cerca de 80%, isto porque foram raras as vezes em que o adversário ultrapassou o centro do terreno com a bola controlada. Aquando o período de descanso, o guardião Henrique tinha sinal mais pelas vezes em que conseguiu travar as investidas de Gonçalo Batalha ou do sempre irrequieto Bruno Tavares. 
 
À entrada da etapa complementar, a Académica tentou mostrar outros argumentos, mas esbarrou invariavelmente numa defesa sólida. Ao Sporting CP faltou algum discernimento no último terço, nomeadamente no que ao capítulo da decisão disse respeito. Os jovens verdes e brancos não conseguiram chegar ao golo da tranquilidade e os estudantes reentraram na luta pelo resultado por intermédio de Afonso Fernandes, que aos 61' serpenteou a defensiva leonina para reduzir a desvantagem (2-1). 
 
Com a mesma qualidade demonstrada anteriormente esteve Henrique, capaz de resolver os problemas criados por Tiago Tomás ou Francisco Conceição - o guardião academista foi o dono da área numa exibição que ficará, de certo, na sua memória. No entanto, há remates indefensáveis, tendo sido essa a história do terceiro golo dos pupilos de Pedro Coelho. Rodrigo Costa passou por três processos: saltou do banco; trocou com Tiago Tomás; executou um cruzamento/remate do lado direito, sem qualquer ângulo, para garantir os três pontos (só uma conversa com o jogador permitiria ter a certeza da sua intenção). 
 
A partida ficou decidida e o Sporting CP entrou a vencer na fase de Apuramento de Campeão. Na próxima jornada, os leões deslocam-se até ao Olival para defrontar o Porto, derrotado no campo do Anadia nesta ronda (2-0).  
 
Resultados:
SPORTING CP-Académica, 3-1;
Anadia-Porto, 2-0;
Benfica-Paços de Ferreira, 5-0