Resiliência dá triunfo no clássico
18 Jun, 2023
Sub-15 batem FC Porto em jogo emotivo com nove golos (4-5)
A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Porto vencer por 4-5, este domingo, em jogo da 17.ª e penúltima jornada do apuramento de campeão do escalão. Num duelo emotivo, o conjunto verde e branco esteve a vencer por dois golos e viu o adversário conseguir a reviravolta no marcador, mas nunca desistiu e assegurou o triunfo já na recta final.
Vindos de uma goleada ao SC Braga (6-1), os Leões apresentaram duas alterações no onze, com as entradas de Francisco Carvalho e Brandão Batista, e entraram a todo o gás na partida. Após Ansu Júnior ter deixado um primeiro aviso, aos 11 minutos Estefânio Rúben apareceu isolado após um passe a rasgar do capitão Leonardo Tavares e fez o 0-1 (nono golo nesta fase da prova).
Claramente por cima, a turma de Bernardo Bruschy saía com qualidade para o ataque, fosse com a bola no pé ou em lançamentos longos, enquanto os portistas demonstravam dificuldades. Por isso mesmo, foi sem surpresa que, já com 30 minutos, Cleusio Garrafa fez o 0-2 ao aproveitar um corte falhado do adversário na área, após um excelente trabalho de Estefânio Rúben na direita.
Obrigados a vencer para ainda poderem sonhar com o título, os dragões entraram na segunda parte mais objectivos e conseguiram a reviravolta no marcador com três golos no espaço de apenas 15 minutos. Aos 46’, Cardoso Varela assinou o 1-2, aos 48’ Tomás Peixoto fez o 2-2, e aos 55’ José Afonso marcou de livre directo, dando a primeira vantagem aos azuis e brancos.
Apesar da entrada em falso, os Leões reagiram bem e não demoraram muito até passarem novamente para a dianteira. Aos 60 minutos, Brandão Batista aproveitou um cruzamento para encostar para o fundo das redes e fazer o 3-3, sendo que aos 68’ coube ao recém-entrado Chris Grombahi a responsabilidade de converter um penálti, com este a não tremer na hora H (3-4).
Na recta final, o encontro continuou muito emotivo. Francisco Carvalho esteve em grande destaque ao defender um castigo máximo, mas momentos depois nada pôde fazer em novo penálti, batido por Tomás Peixoto aos 74 minutos (4-4), que deixou o Sporting CP reduzido a dez unidades devido à expulsão de Duarte Correia. Logo a seguir, o FC Porto atirou uma bola à barra.
Já no quinto minuto de compensação, e depois de Ricardo Yordanov ter tido nos pés uma excelente ocasião para marcar, a formação de Alvalade viu o seu esforço ser compensado com a vitória. Chris Grombahi bisou aos 85 minutos e garantiu os três pontos, numa grande demonstração de resiliência e força mental dos jovens Leões, que responderam sempre da melhor forma.
O Sporting CP volta a jogar no próximo domingo, dia 25 de Junho, em casa frente ao CD Tondela, naquela que será a partida de encerramento desta fase da prova e da temporada 2022/2023.
Sporting CP: Francisco Carvalho [GR], Carlos Frederico (Chris Grombahi, 65’), Santiago Fernandes (Simão Soares, 40’), Duarte Correia, Júlio Vieira, Leonardo Tavares [C], Brandão Batista (Ricardo Yordanov, 65’), Cleusio Garrafa, Ansu Júnior (José Mendes, 75’), João Valente (Suleimane Baldé, 66’) e Estefânio Ruben.