Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"A vitória é dos jogadores"

Por Jornal Sporting
06 Mar, 2016

Declarações de Tiago Fernandes após vitória por 1-0 sobre o V. Guimarães

Depois do triunfo dos juniores ‘leoninos’ sobre o V. Guimarães (1-0), o técnico Tiago Fernandes era um treinador satisfeito por a sua equipa ter sido capaz de ultrapassar o desaire da jornada anterior, frente ao Paços de Ferreira, e por ter conseguido vencer um jogo onde nem sempre a eficácia foi o ponto mais forte dos ‘leões’.

“Após um mau resultado, essa derrota teria de ser um ponto de partida para uma grande vitória aqui em casa. Sabíamos que o V. Guimarães era uma bela equipa, com jogadores de qualidade, que poderiam causar desequilíbrios, pôr em causa o nosso processo defensivo e desorganizar-nos, caso conseguissem chegar ao golo, mas conseguimos anular essas mais-valias. Podíamos ter sido felizes na finalização num ou noutro lance do primeiro tempo, mas o golo chegou e foi justo. O adversário, na primeira parte, fez um remate à baliza, nós controlámos o jogo sempre. Falei com eles ao intervalo para sermos mais perspicazes e eficazes no último terço ofensivo, porque chegávamos la com facilidade mas depois não concluíamos com a eficácia que sinto que eles podem ter. Na segunda parte, sabíamos que, contra o vento, teríamos de ter mais bola no pé e conseguir jogar, e foi assim que chegámos ao golo, com um bom passe para o Ronaldo, que foi oportuno e fez mais um golo. Foi uma vitória sofrida, mas vai ser sempre assim até ao final. Temos de ter capacidade de sofrimento para ultrapassar estes adversários que vão ser todos difíceis”, explicou Tiago Fernandes, continuando: “Ao intervalo, rectifiquei um pouco a estratégia no momento em que entravamos na criação e finalização. Tínhamos de ser objectivos e práticos, sabíamos que o V. Guimarães ia ter tempo de baixar os sectores e dar pouco espaço entre linhas. Tínhamos de estar atentos para ficar com a bola em nosso poder, fiquei contente por termos marcado dessa forma, mas a vitória é dos jogadores. Tenho um grupo fantástico e é assim que vamos continuar atá ao fim, com o objectivo de ganhar jogo a jogo e uma ambição tremenda neste plantel”.

O técnico ‘verde e branco’ abordou ainda a versatilidade que muitos jogadores do seu plantel apresentam, sendo capazes de oferecer várias soluções em diferentes posições, como Jefferson Encada ou Bruno Paz, deixando um aviso à navegação sobre aquilo que será o resto do Campeonato.

“Um jogador, quando tem qualidade, tem facilidade em adaptar-se a diferentes posições e o processo de treino ajuda a que se sintam confortáveis em todas elas. O Jefferson Encada era um ala, que tem jogado a lateral. Gosto e sinto que tem capacidade para ser um lateral de futuro. O Bruno Paz é um jogador que tenho de o meter à baliza para ver se joga mal… Joga bem em todo o lado, com uma qualidade de jogo impressionante. Agora, tem de continuar assim porque ainda não fez nada, ainda não ganhámos nada e ele sabe que precisa de continuar assim para ajudar a equipa. Fico feliz porque ele fica preparado para jogar em qualquer posição com a mesma vontade e humildade”, afirmou o treinador do Sporting CP, concluindo: “O Campeonato vai ser assim, muito difícil e equilibrado. Não vai haver nenhuma fuga de pelotão, vai-se manter tudo junto até ao fim. Quem tiver mais arte, perspicácia, empenho, dedicação e querer, vai acabar por ser campeão porque a qualidade individual dos jogadores é muita. Temos uma geração de juniores como nunca tinha visto e agora cabe às estratégias, à perspicácia e à intuição dos próprios jogadores resolver a competição”.