Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Arquivo Sporting CP

"É importante preparar os jogadores para um futuro de maior exigência"

Por Sporting CP
25 Mar, 2022

​Pedro Coelho antes da recepção ao Saudi Future Falcons White na Al Abtal International Cup

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal entra em acção este sábado pelas 11h00, na Academia, em Alcochete, para disputar a sexta jornada da Al Abtal International Cup diante do Saudi Future Falcons White, formação saudita que é anfitriã desta competição.
 
Na antevisão ao encontro, o treinador verde e branco Pedro Coelho sublinhou que participar neste tipo de provas é “muito importante” para o crescimento dos jovens Leões. 
 
“Mais do que jogar com equipas estrangeiras que têm um nível qualitativo muito bom, esta prova permite que os jogadores mais novos defrontem atletas mais velhos, com um nível competitivo muito alto. Além de serem fortes individualmente, as equipas deste torneio praticam um bom futebol e, em certos casos, praticam um futebol ligeiramente diferente: são mais intensas e agressivas fisicamente”, começou por dizer em declarações à Sporting TV. 
 
“Como os jogos deste torneio se realizam a meio de cada semana, conseguimos que certos jogadores façam por exemplo três jogos em apenas sete dias. Isso altera muitas vezes o tipo de treino e a recuperação, pois em vez de terem cinco ou seis dias para recuperar, têm apenas dois. Isso equivale a um tipo de treino diferente dentro do campo e também fora dele, algo que ganha importância. Oferece-nos também a oportunidade de dar minutos aos que não têm jogado regularmente, o que se encaixa no nosso modelo. É importante preparar os jogadores para um futuro de maior exigência e rigor competitivo, estamos a dar passos fundamentais”.
 
Quanto ao adversário, uma espécie de selecção com os melhores jogadores sauditas, que ao contrário dos Leões pode utilizar atletas até aos sub-21, Pedro Coelho deixou um alerta. 
 
“Vamos apresentar-nos apenas com juvenis de segundo ano e juniores de primeiro, contra uma equipa em que todos os jogadores são já seniores. O Saudi Future Falcons White é uma equipa forte fisicamente e com um estilo de jogo agressivo, em especial quando não tem bola. Vai criar-nos algumas dificuldades nesse sentido. Além disso, é uma equipa com qualidade no momento de transição, mas é importante perceber que o resultado é secundário”, disse, antes de reforçar: “Queremos dar oportunidades a jogadores que não têm competido de forma tão regular e a outros que entendemos que este espaço é bom para eles. O objectivo na paragem para as selecções é dar continuidade ao ritmo competitivo e aumentar a qualidade colectiva”.
 
Segundo o líder Leonino, que viu a sua equipa bater o Real Madrid CF e o Club Atletico Madrid em jogos desta prova, este é um momento de grande aprendizagem também para a equipa técnica. “Nós também estamos a aprender a formar-nos, a Academia forma treinadores e não só jogadores. É uma grande oportunidade representar o Clube em competições deste nível, em que crescemos e aprendemos muito. Não preparamos estes jogos de forma diferente, mas é um gosto muito especial jogar contra clubes de renome Mundial porque não é algo que aconteça todos os dias. É muito bom poder representar o Sporting CP ao mais alto nível”.
 
Já Tiago Augusto, médio verde e branco de 18 anos, lembrou o percurso dos Leões até aqui.
 
“Conseguimos duas boas vitórias contra o Real Madrid CF e o Club Atletico Madrid, mas infelizmente perdemos o último jogo frente ao Liverpool FC. Por isso, agora queremos regressar aos triunfos, especialmente por jogarmos em casa com os nossos adeptos”, afirmou o luso-angolano, que garantiu que a equipa “trabalha todos os dias para este tipo de jogos”. “Estamos preparados e focados. Queremos a vitória e chegar à final deste torneio, como em todas as competições. Como jogamos em casa, temos de entrar ainda mais fortes neste jogo”.
 
Relativamente à sensação de defrontar grande equipas, Tiago Augusto acredita que é uma motivação-extra. “É muito bom poder defrontar este tipo de equipas, ao mesmo tempo que representamos o Sporting CP. São sempre grandes jogos que nos dão outra motivação, até porque depois chegamos ao campeonato com uma mentalidade ainda mais vencedora”.
 
A Al Abtal International Cup, promovida pelo Ministério do Desporto Saudita, visa projectar as futuras estrelas do futebol internacional ao reunir 12 emblemas europeus e duas equipas da Arábia Saudita. O Sporting CP, único participante nacional, integra o grupo Europa Ocidental com CA Madrid, Real Madrid CF, Liverpool FC, Saudi Future Falcons White e Green Future Falcons.