Empate castiga dificuldades na finalização
02 Set, 2023
Igualdade a um golo dos sub-19 frente ao FC Alverca
A equipa de sub-19 do Sporting CP empatou, este sábado, a um golo, frente ao FC Alverca, na quarta jornada da primeira fase do Campeonato Nacional do escalão.
Com cinco jogadores titulares ainda com idade para jogarem nos sub-17 e com Diogo Martins em estreia no onze, a formação verde e branca começou bem o jogo, com João Simões, antes dos dois minutos, a rematar com perigo, mas ao lado. Perto dos 15 minutos, o FC Alverca respondeu, com uma boa jogada na esquerda e cruzamento atrasado, que não teve desvio perto da baliza de Miguel Gouveia.
Pouco depois, o Sporting CP marcou graças a um remate forte e colocado de Pedro Sanca, mesmo à entrada da área, para inaugurar o marcador. Nesta fase, o Sporting CP exercia o domínio e, pouco depois da meia hora, uma boa jogada em que intervieram Pedro Sanca e Diogo Martins, terminou com remate por cima da trave, assinado por Rayhan Momade. O lateral esquerdo teve também participação importante em nova boa oportunidade do Sporting CP, fazendo um cruzamento que Diogo Martins antecipou na área para um desvio também por cima.
Já sobre o intervalo foi Eduardo Felicíssimo a ficar bem perto do segundo dos Leões, mas o remate seria defendido com uma boa mancha pelo guarda-redes Fernando Schmelz. Ao intervalo, a vantagem era da equipa Sportinguista, mas cada vez mais curta para a supremacia Leonina.
Na segunda parte, a primeira oportunidade do jogo até foi do FC Alverca, através de Ayrton Figueira, no entanto, a melhor qualidade de jogo era da equipa Leonina, com boas saídas para o ataque, às quais faltava uma melhor definição no último passe ou no remate, que inviabilizavam o ampliar do marcador. Diogo Martins, num remate ligeiramente ao lado, de pé esquerdo, perto dos 60 minutos, foi quem mais perto esteve do segundo golo.
Contudo, com o passar do tempo, o jogo ficou cada vez mais ‘partido’, tendo ambas as equipas cada vez mais espaço para saírem em contra-ataque e, a cerca de 15 minutos para o final, Ayrton Figueira empatou o jogo, com um ‘chapéu’ sobre Miguel Gouveia - sem hipóteses para o guarda-redes Leonino.
Até final, a equipa de sub-19 do Sporting CP carregou muito em busca da vitória, mas a densidade de pernas da equipa visitante junto à área que defendia, interceptou as tentativas da equipa verde e branca, que num calcanhar de Aldair Kandala, após excelente jogada de Micael Sanhá, rondou com muito perigo - mais uma vez - a baliza do FC Alverca.
Sem sucesso no derradeiro esforço, seria um jogo cujo resultado fica, para a equipa Leonina, ligado às dificuldades na finalização, atendendo a que o Sporting CP terminou o jogo com um total de 17 remates contra oito da equipa visitante e também uma significativa diferença na posse de bola: 66%-34%.
Na próxima jornada há dérbi no escalão de juniores, com o Sporting CP a deslocar-se a casa do SL Benfica.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Dias, Marlon Junior [C], Rafael Mota, Rayhan Momade, Eduardo Feliccísimo (Ivanildo Mendes, 65’), Micael Sanhá, Manuel Kissanga, Diogo Martins (Aldair Kandala, 65’) João Simões (Amadu Baldé, 75’), Pedro Sanca (Telmo Coimbra, 80’)