Empate mais do que merecido chegou ao cair do pano
17 Set, 2024
Leões foram quase sempre superiores ao Lille OSC no arranque da UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal empatou com os franceses do Lille OSC 2-2, esta terça-feira, na partida que marcou o arranque da fase de liga da UEFA Youth League.
Os Leões – que em 2022/2023 chegaram às meias-finais da prova – bateram-se bem diante de um adversário muito forte fisicamente e apenas sofreram golos de bola parada, tendo criado mais oportunidades de perigo que a turma visitante. Apesar de ter andado quase sempre atrás do prejuízo, a formação verde e branca dominou a maior parte do desafio e foi recompensada já no último lance do encontro com o merecido golo do empate.
Liderada por Tiago Teixeira e João Pereira, da equipa B, e com Pedro Coelho, dos sub-23, como adjunto, a turma de Alvalade apresentou-se em Alcochete com uma mistura de jogadores provenientes dos ‘bês’, dos sub-23 e dos sub-19, com Manuel Mendonça e Afonso Moreira a serem os únicos com experiência anterior na prova.
Nota para a presença do presidente Leonino Frederico Varandas e do treinador Rúben Amorim, assim como da restante equipa técnica, nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira, onde estiveram também os ex-jogadores Pedro Pauleta e Marinho, o seleccionador nacional sub-18 Emílio Peixe e ainda o presidente do Lille OSC.
O Sporting CP entrou com ascendente e a atacar maioritariamente pela esquerda, criando muito perigo num lance em que João Simões apareceu ao segundo poste a finalizar um cruzamento de Manuel Mendonça. No entanto, o Lille OSC – equipa composta por jogadores da equipa B, que milita na quinta divisão francesa, e sub-19 – foi mais eficaz e, aos 11’, abriu as contas por Isaac Cossier após um canto.
Mesmo em desvantagem, perante um adversário muito forte fisicamente, os Leões continuaram a ter mas bola e foram em busca do empate. Já depois de ter testado os reflexos do guarda-redes rival, aos 23 minutos Afonso Moreira desenhou um belo lance pela esquerda, cruzou para João Simões e este cabeceou para o primeiro poste, com Manuel Mendonça a desviar para o fundo das redes. Estava feito o 1-1.
Com tudo igualado no placard, o encontro viveu depois a sua fase mais equilibrada com muitos duelos e bolas divididas. O Sporting CP andou sempre mais próximo da área adversária, mas a verdade é que as oportunidades de golo escassearam até ao intervalo. A única excepção saiu dos pés de Salvador Blopa, que flectiu para dentro vindo da direita, mas o disparo saiu demasiado por cima e o perigo passou.
No regresso para a segunda metade, já com Chris Grombahi e Gabriel Melo em campo, o Lille OSC entrou com sinal mais e criou dificuldades ao Sporting CP. Miguel Gouveia foi forçado a aplicar-se em duas ocasiões para evitar o golo, mas à terceira nada podia fazer, com Adeshina Ayodele a subir mais alto que todos na sequência de novo canto e a atirar para o 1-2 à passagem dos 62 minutos de jogo.
Novamente atrás no resultado, o Sporting CP refrescou depois a equipa com as entradas de Rafael Camacho e Rayhan Momade, passando a jogar quase sempre no meio-campo adversário em busca de restabelecer a igualdade. Miguel Alves e Gabriel Melo tentaram a sorte de cabeça, e pouco depois Rafael Camacho ficou muito perto do golo num forte remate desviado para canto pelo guarda-redes rival.
Nos últimos minutos, já com as substituições esgotadas, Afonso Lee foi obrigado a manter-se em campo apesar das queixas físicas. Mesmo assim, os Leões insistiram no ataque com Rafael Camacho a criar outra vez perigo num remate de fora da área, acabando mesmo por ser recompensados já no sétimo minuto de compensação, no último lance do jogo, com Eduardo Felicíssimo a fixar o 2-2 com toda a justiça.
A segunda jornada da UEFA Youth League está marcada para daqui a duas semanas, a 1 de Outubro, frente ao PSV Eindhoven, nos Países Baixos. O Sporting CP jogará ainda frente a SK Sturm Graz (22 de Outubro), Manchester City FC (5 de Novembro), Arsenal FC (26 de Novembro) e Club Brugge KV (10 de Dezembro).
Recorde-se que a UEFA Youth League espelha a fase de liga da UEFA Champions League, ainda que limitada às primeiras seis jornadas (três jogos em casa e três fora). No fim dessa fase, será disputada uma única fase a eliminar com embates a uma só mão a começar nos 16 avos-de-final. Os clubes classificados de 1 a 6 no ranking (caminho da Champions League) apuram-se para os 16 avos-de-final e jogam contra os clubes classificados de 17 a 22. Já os clubes classificados de 7 a 16 defrontam nos 16 avos-de-final os dez clubes que se qualificaram pelo caminho dos Campeões Nacionais. Daí em diante, as eliminatórias serão determinadas por sorteio, sendo que o torneio termina com uma fase final a quatro num local neutro.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Salvador Blopa (Micael Sanhá, 77’), Miguel Alves, Afonso Lee, Denilson Santos (Rafael Camacho, 66’), Eduardo Felicíssimo, Afonso Moreira, Ivanildo Mendes (Chris Grombahi, 45’), Gabriel Silva (Gabriel Melo, 45’), Manuel Mendonça [C] e João Simões (Rayhan Momade, 66’).