Tiago Teixeira: "Oportunidade para o grupo mostrar que tem qualidade"
21 Out, 2024
Leões visitam o SK Sturm Graz na terceira ronda da UEFA Youth League
O Sporting Clube de Portugal volta a entrar em acção para a UEFA Youth League esta terça-feira (15h00, hora de Portugal continental e Madeira), na Áustria, país no qual vai defrontar o SK Sturm Graz em jogo da terceira jornada da fase de liga da prova.
Na antevisão ao duelo, que terá lugar na Jaques-Leman Arena, em Sankt Veit an der Glan, o treinador Leonino Tiago Teixeira lembrou que o adversário chega a este desafio com os mesmos quatro pontos que os Leões e “tem feito uma boa campanha na competição”, mas garantiu que a equipa de Alvalade está preparada.
“Estamos completamente identificados com o adversário, mas pensamos muito mais no que queremos fazer e podemos controlar”, começou por dizer o técnico na conferência de imprensa realizada na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, lembrando que os últimos dias têm trazido vários desafios aos atletas e à equipa técnica.
“Temos tido, num curto espaço de tempo, grupos de trabalho diferentes. Chegámos agora da Premier League International Cup, na qual treinámos com outro grupo e preparámos outro jogo. Isso traz aos jogadores uma grande capacidade de adaptação e é mais uma oportunidade para o grupo mostrar que tem qualidade para jogar uma competição desta dimensão”, sublinhou.
Tiago Teixeira frisou ainda que esta é “mais uma oportunidade de ter os jogadores a disputar competições internacionais de renome”, depois de nos dois primeiros jogos os Leões terem vencido o PSV (0-2) e empatado com o Lille OSC (2-2).
“O primeiro jogo foi diferente porque era o primeiro e muitos dos jogadores ainda não tinham essa experiência, mas agora sendo o terceiro já partem com outro tipo de expectativas e ambição. A nossa meta é sempre ganhar todos os jogos, dar essa experiência internacional e possibilitar que os jogadores estejam cada vez mais preparados para um dia mais tarde jogarem a Champions. Queremos que estejam preparados para jogar na equipa A ou terem rendimento quando forem chamados”.
O líder da formação verde e branca realçou também o facto de, pela primeira vez, o Sporting CP estar a disputar três competições internacionais (UEFA Youth League, Premier League International Cup e Al Abtal), algo que é um “motivo de orgulho”.
“É uma oportunidade para a Academia demonstrar o que fazemos e como desenvolvemos os nossos atletas. Na equipa B, temos juntado atletas da equipa B, sub-23 e sub-19, o que é uma oportunidade para os jogadores porque são três grupos diferentes e temos dois ou três dias para preparar os jogos. É muito bom porque participam em contextos completamente diferentes, com grupos e colegas diferentes que trazem mais experiência e irreverência. Só assim podem crescer”.
Mas além do crescimento dos jogadores, este contexto traz também mais-valias à equipa técnica, que tem pela frente “um desafio enorme” na preparação dos jogos.
“Assim que acaba um jogo, começamos logo a preparar outro. Chegámos no sábado à hora de almoço de Londres [depois do jogo na Premier League International Cup] e à tarde já estávamos a trabalhar com outro grupo para preparar a UEFA Youth League. Vai ser sempre assim e para nós é muito gratificante disputar estas provas. É uma boa preparação para quando existirem competições a meio da semana e a nível da gestão de cargas, principalmente, é muito desafiante. Temos de jogar muito com isso e às vezes os treinos são puramente tácticos porque muitos dos atletas estão em recuperação e não podemos fazer muito mais do que isso”.
Tiago Teixeira, técnico habitualmente encarregue da equipa B, foi ainda questionado sobre o último jogo da equipa A, no qual Bruno Ramos foi titular, Lucas Taibo entrou no decorrer da partida e Henrique Arreiol foi convocado, reconhecendo que a chamada do trio “é um motivo de orgulho para todos”.
“É o reconhecimento do trabalho que os jogadores têm feito. Neste caso, a oportunidade de estar presente coube ao Bruno, ao Lucas e ao Arreiol, mas já aconteceu com outros jogadores serem convocados e estão muitas vezes presentes nos treinos da equipa A. Alguns deles não podem estar presentes porque, quando isso geralmente acontece, estão na pausa das selecções. Mas os que estiveram deram uma excelente resposta e o Bruno foi mesmo aposta a titular”.
Já a mensagem passada a estes jogadores e a todos os que são chamados à equipa A e depois voltam a descer de escalão é clara: têm de ter “os pés bem assentes na terra e continuar a trabalhar” para que possam fixar-se na equipa A no futuro.
“Eles sentem que estão cada vez mais perto do seu objectivo, mas têm de continuar a trabalhar todos os dias pois só assim terão a oportunidade de ser chamados e de jogar. Eles têm apresentado rendimento no contexto de equipa B, treinam bem e jogam bem, e só assim é que podem ter a oportunidade de jogar mais acima”.
A fechar, o técnico pediu ainda a presença dos Sportinguistas nas bancadas, na Áustria. “Em Londres tivemos a presença de muitos adeptos no jogo contra o Crystal Palace FC e agora fazemos de novo um apelo. A hora do jogo até vai ser mais perto do jogo da equipa A, pelo que podem acabar um e ir para o outro. Esperamos que nos possam apoiar e depois deslocarem-se ao estádio para verem a equipa A a jogar. Contamos com essa força para conquistarmos mais uma vitória”.