Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões vencem dérbi frente ao CF "Os Belenenses"

Por Sporting CP
01 Fev, 2025

2-1 com golos de Diogo Martins e Frederico Gomes

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o CF “Os Belenenses” por 2-1 em jogo da segunda jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional de juniores disputado no Estádio Aurélio Pereira.

Para este dérbi, Mauro Miguel apostou de início em Miguel Gouveia, Winilson Lopes, Atanásio Cunha, Konstantin Nikitenko, Afonso Lee, Bento Estrela, Frederico Gomes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Sandro Nascimento e Sérgio Matos.

À procura do primeiro triunfo na prova, a formação Leonina viu o CF “Os Belenenses” adiantar-se no marcador e teve de começar cedo a correr atrás do resultado.

Foi logo aos cinco minutos, num lance estranho que a equipa de Belém abriu o marcador: dois jogadores visitantes caíram na área verde e branca e o árbitro entendeu ter havido falta de um jogador do Sporting CP, que cortou o esférico. Assim, o juiz apontou para a marca de grande penalidade e Hugo Fernandes não desperdiçou no frente-a-frente com Miguel Gouveia.

Ainda assim, a vantagem visitante não durou muito tempo, com o Sporting CP a chegar ao golo aos 10 minutos, também na marca de 11 metros: Frederico Gomes foi travado em falta na área, quando seguia isolado para a baliza, e Diogo Martins não desperdiçou a oportunidade de empatar.

Conseguido o empate, o Sporting CP mostrou-se sempre superior ao CF “Os Belenenses” e ambas as equipas tentaram chegar ao segundo golo, com os Leões a terem a oportunidade de passar para a frente até ao cair da primeira parte, altura em que beneficiaram de um livre frontal, mas o esférico foi à barreira e o 1-1 permaneceu.

O técnico Leonino aproveitou o intervalo para mexer e apostou em Miguel Almeida logo no início da segunda metade, deixando Bento Estrela no balneário.

O Sporting CP surgiu assim ‘diferente’ e acabou por chegar ao 2-1 logo no reinício do encontro: bola longa de Winilson Lopes a desmarcar Frederico Gomes, com o avançado a correr até à área, deixar um adversário pelo caminho e a atirar certeiro para junto do primeiro poste.

Um golo que deu maior justiça ao marcador, que acabou por já não sofrer alterações até ao final, apesar das várias chegadas a ambas as áreas e do sinal mais do Sporting CP que ainda contou com Cristiano Palamarchucrk e Luís Gustavo, que entraram para os últimos 20 minutos, substituindo Atanásio Cunha e Sérgio Matos.

Aos 88 minutos, destaque ainda para as duas últimas substituições, com as entradas de Gonçalo Correia e do reforço Erik Ingebrethsen para os lugares de Rafael Camacho e Diogo Martins. O avançado norueguês a somar os primeiros minutos de Leão ao peito e a vencer na estreia.

Com este triunfo, os Leões subiram ao primeiro lugar da tabela, com mais um ponto do que o segundo classificado, o CD Mafra. O Sporting CP tem agora 17 pontos, 14 trazidos da fase inicial da prova.

Na próxima jornada, marcada para o próximo sábado, a equipa verde e branca joga em casa do SC Lusitânia dos Açores.