Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Primeiro desaire da época não retira liderança

Por Jornal Sporting
17 Abr, 2016

Juvenis perdem por 3-1 no Seixal quando já estavam reduzidos a dez unidades

A equipa de juvenis do Sporting CP sofreu hoje de manhã a primeira derrota da época no Seixal, frente ao Benfica, por 3-1, na nona jornada da Zona Sul da segunda fase do Campeonato Nacional Sub-17. Em paralelo, este foi o primeiro desaire desta geração dois anos e 61 jogos depois – se contabilizarmos os últimos cinco encontros da fase final do Campeonato Nacional Sub-15 de 2013/14, as 30 partidas da Divisão de Honra do Campeonato Distrital Sub-17 de 2014/15 e os 26 jogos da presente temporada, é fácil entender que se tratou de um resultado ‘anormal’ e, acrescente-se, um pouco cruel.

Com Miguel Lopes como lateral direito e Frederico Duarte na ala direita, ajudando ainda nas transições defensivas da equipa ‘leonina’, o início do encontro foi marcado pelo equilíbrio expectável mas com os ‘verde e brancos’ a conseguirem primeiros momentos de pressão alta muito interessantes, que poderiam até ter resultado em golo aos oito minutos, por Rúben Teixeira. Já depois de um remate ao lado de Diogo Pinto, Elves Baldé teve uma das melhores oportunidades do primeiro tempo: cavalgada pela esquerda em velocidade, diagonal para o centro e remate em arco a rasar o poste (11’).

A partida foi mantendo-se dividida, com superioridade das acções defensivas sobre as atacantes, com excepção de um disparo fácil para Luís Maximiano de Adburamane Sani e para um remate às malhas laterais de Tomás Silva após cruzamento rasteiro de Miguel Luís (17’). A grande chance dos 40 minutos iniciais voltou a pertencer a Elves Baldé, na grande área descaído sobre a direita, a atirar de pé esquerdo para grande defesa de Diogo Garrido (24’). Ao intervalo, o empate aceitava-se em mais um confronto entre duas equipas com gerações de grande qualidade e que dominam a Selecção Nacional Sub-17.

O segundo tempo teve um arranque distinto e demasiado penalizador para o conjunto comandado por João Couto: logo aos 42 minutos, na sequência de uma transição rápida dos ‘encarnados’, Filipe Soares atirou em jeito à entrada da área para o 1-0 depois de uma investida em velocidade do possante Adburamane Sani. Os ‘leões’ acusaram a inesperada desvantagem e, até ao fecho do primeiro quarto de hora da etapa complementar, foi o Benfica que teve remates perigosos por Diogo Pinto e João Félix.

Com a entrada de Rafael Leão para o lugar de Elves Baldé e, mais tarde, com a troca de Úmaro Baldé por Miguel Luís, o Sporting CP procurou um ataque mais posicional e com mais unidades na frente nos últimos 20 minutos por forma a conseguir, pelo menos, o empate. A estratégia partiu o jogo, até aí marcado pelas linhas e blocos bem definidos pelas duas formações, e percebia-se que era quase inevitável o surgimento de mais golos na partida. Após alguns avisos, Miguel Lopes acabou por empatar a partida aos 71 minutos, subindo mais alto de cabeça após cruzamento da esquerda de Frederico Duarte.

Percebia-se que os ‘leões’ podiam até ambicionar mais, até pelo domínio territorial e de posse que apresentavam, mas uma série de golpes acabou por retirar essa possibilidade: já depois da expulsão do central João Ricciuli (76’) e do 2-1 apontado por Florentino Luís de cabeça, na pequena área (79’), Úmaro Baldé obrigou Diogo Garrido à melhor defesa da manhã já em descontos antes de, no último minuto do encontro, Frederico Duarte quase ter marcado na sequência de um canto. No seguimento do lance, Mesaque Dju aproveitou a subida de Luís Maximiano até à área contrária para agarrar na bola, correr mais de meio-campo e empurrar para o 3-1 com que se atingiu o final do jogo.

Apesar da derrota, o Sporting CP mantém a liderança da Zona Sul com 22 pontos, mais dois do que o Benfica. Em paralelo, os ‘verde e brancos’ continuam com o melhor ataque (40 golos marcados) e a defesa menos batida (oito tentos consentidos). Na próxima jornada, a última da segunda fase, os ‘leões’ recebem a Académica. De acrescentar que já são conhecidos os quatro finalistas da fase final do Campeonato Nacional Sub-17: FC Porto, Sp. Braga (Zona Norte), Sporting CP e Benfica (Zona Sul).