Iniciados sofrem derrota por 5-0 com o Benfica
17 Abr, 2016
Jovens ‘leoninos’ concederam os cinco golos na segunda parte
A equipa de iniciados do Sporting CP saiu derrotada por números expressivos na Academia, na 2.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional, frente ao Benfica. O jogo teve duas metades completamente distintas, com a primeira a não ter qualquer golo e a sobressair o equilíbrio dos conjuntos, mas com a segunda a mostrar um Benfica forte mas sobretudo muito eficaz.
O encontro começou muito dividido, com ambas as equipas a respeitarem-se e a optarem por processos seguros de forma a não se exporem demasiado, tendência que se foi mantendo ao longo da primeira parte. Ainda assim foi a equipa visitante a primeira a criar perigo, com Umaro Embaló a desarmar Edivan Pascoal no meio-campo ofensivo e com uma boa jogada individual o número 7 das ‘águias’ a conduzir até à entrada da área e a rematar ao lado, com perigo.
O flanco direito do Benfica, com Umaro e o lateral-direito João Ferreira, foi-se mostrando ao longo do primeiro tempo uma dor de cabeça para a defensiva ‘leonina’, mas o guarda-redes Guilherme Fernandes esteve sempre atento e acabou por solucionar bem os lances de perigo que surgiram num par de vezes. Pelo lado contrário, a melhor ocasião acabou por surgir depois de um excelente pormenor de Félix que de seguida isolou Tiago Gouveia, mas com este a já não ter clarividência e frescura para finalizar, depois de contornar o guarda-redes ‘encarnado’.
Depois do intervalo o jogo voltou no mesmo sentido, mas na sequência de um canto mal assinalado, os ‘encarnados’ inauguraram o marcador. Bola batida por Umaro e Alexandre Penetra, de cabeça ao primeiro poste, a concretizar para o fundo das redes. A equipa ‘verde e branca’ reagiu mal ao golo sofrido e as ‘águias’ não perdoaram no período de menor fulgor do adversário. Através de uma transição rápida, o ponta-de-lança Gonçalo Gomes surgiu isolado e não tremeu na cara da baliza, colocando o resultado com dois golos de diferença.
O conjunto do Benfica faria o terceiro e quarto golos poucos minutos depois, primeiro novamente na sequência de um canto em que um ressalto fortuito acabou por entregar o golo a Sandro Cruz e, depois, com Ronaldo Camará a marcar isolado depois de um bom passe de Umaro. O Sporting CP tentou reagir mas o melhor que fez foi enviar uma bola à barra por Félix Correia, ainda desviada pelo guarda-redes do Benfica. Aos 59 minutos de jogo, José Gata foi expulso por entrada muita dura sobre o médio ‘leonino’ Nuno Cardoso, mas ainda seria o Benfica a conseguir o último golo da partida, estabelecendo o marcador final em 5-0.
Com a derrota, os ‘leões’ ficam a três pontos do Benfica, que está na liderança e soma agora seis na fase final do Campeonato Nacional de iniciados.