Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta tardia castiga severamente jovens Leões

Por Sporting CP
27 Out, 2022

Resultado enganador e primeiro desaire para os juvenis (3-5)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, esta quinta-feira à noite, o GD Estoril Praia e perdeu por 3-5 na partida antecipada da 13.ª jornada da série C do Campeonato Nacional do escalão.

Um hat-trick de Gabriel Melo – e hat-trick de assistências de Geovany Quenda – no primeiro tempo construíram a vantagem dos jovens Leões ao intervalo (3-2), que até estiveram a vencer por 2-0, mas tudo mudou nos segundos 45 minutos. Mais eficazes a abrir e a fechar esse período, os estorilistas viraram o resultado, chegaram pela primeira vez à liderança e, apesar do massacre ofensivo do Sporting CP que se seguiu, ainda conseguiram chegar ao 3-5 final em período de descontos. A chuva de golos na Academia Cristiano Ronaldo não só não sorriu aos jovens Leões, como ainda acabou por penalizá-los de forma excessivamente severa.

Diante do quarto classificado, o treinador José João remodelou quase por completo o onze verde e branco, mantendo apenas as titularidades de Atanásio Cunha e Rodrigo Viola, comparativamente ao último encontro.

E sem tempo a perder, os Leões desferiram o primeiro golpe na partida, marcando logo no primeiro ataque. Geovany Quenda surgiu bem posicionado na área e, depois de contemporizar, assistiu o avançado Gabriel Melo, que só teve de encostar para inaugurar o marcador quando estava cumprido pouco mais do que um minuto. De seguida, o guardião David Ivanov impediu, com muitos reflexos à mistura, a resposta imediata dos estorilistas, que prometiam agitar o encontro.

Cada vez com mais bola do lado Leonino, o 2-0 também não tardou em surgir e novamente com os mesmos protagonistas: em zona frontal, Quenda soltou no momento certo e Gabriel Melo, de primeira, bateu com precisão o guarda-redes adversário - eficácia felina e total do ponta de lança de apenas 15 anos.

A seguir, mais uma vez a passe de Quenda, Fernando Sadjó ficou muito perto de fazer o desvio decisivo, à boca da baliza, para o terceiro dos Leões, até aqui os mais perigosos. No entanto, a reacção do GD Estoril Praia chegou e em força à passagem da meia hora, quando no espaço de apenas um minuto Dinis Lopes e Humberto Simão – notável finalização acrobática – apontaram o 2-2, apesar da segurança oferecida por Ivanov.

Até ao intervalo, a partida reequilibrou-se, mas voltaria a ser Geovany Quenda – verdadeiro quebra-cabeças no relvado - a desbloquear o jogo, com uma veloz arrancada pela esquerda, antes de servir, mais uma vez, Gabriel Melo, que fez o seu hat-trick e o 3-2 no marcador – estava encontrada uma parceria de sucesso.

No segundo tempo, a chuva de golos continuou e o GD Estoril Praia, novamente através de Humberto Simão, voltou a responder com o 3-3 no reatamento. Pouco depois, a partir do banco de suplentes, José João lançou uma tripla substituição, introduzindo Winilson Lopes, Diogo Pereira e Rafael Mota em campo – antes o goleador Gabriel Melo já tinha dado o lugar a João Infante e, depois, Nikitenko também entrou.

Os jovens Leões voltariam a ameaçar por Winilson, porém o cabeceamento à entrada da pequena área saiu por cima da barra, e nunca mais voltou a pontaria verde e branca. A qualidade do jogo baixou na segunda parte, bem como o número de oportunidades, mas num rápido contra-ataque Humberto Simão também chegou ao hat-trick e deu a vantagem ao GD Estoril Praia pela primeira vez no encontro e que bastaria, penalizando em demasia os juvenis do Sporting CP, embora o dano não tenha ficado por aqui.

Lançados à procura de reagir, até ao apito final deu-se um verdadeiro massacre verde e branco e Winilson teve tudo para resgatar um ponto para a equipa verde e branca por três vezes, mas primeiro o guardião estorilista e, depois, os defesas fecharam a baliza. Já contra a maré do jogo e em período de descontos, Tomás Marques deu a estocada final com o 3-5 numa rápida transição, concluindo um castigo demasiado severo para a boa exibição Leonina.

Com 31 pontos, o Sporting CP é líder isolado, agora à condição, com mais um jogo disputado e encerrou aqui a sua invencibilidade na prova. Na próxima jornada, os juvenis Leoninos visitam o Vitória FC.

Sporting CP: David Ivanov [C], Daniel Costa, Atanásio Cunha (Konstantin Nikitenko 68’), Francisco Machado (Rafael Mota 62’), Denilson Santos (Diogo Pereira 62’), Eduardo Felicíssimo, Rodrigo Viola, João Simões [C], Gabriel Melo (João Infante 51’), Fernando Sadjó (Winilson Lopes 62’) e Geovany Quenda.