Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"Entrámos com uma postura diferente na segunda parte"

Por Sporting CP
01 Jun, 2024

​José João elogiou resposta após o intervalo no triunfo sobre o Rio Ave FC

No rescaldo do triunfo sobre o Rio Ave FC (3-1), em jogo da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão de sub-17, o treinador Leonino José João deixou elogios à sua equipa, que depois de uma primeira parte a meio gás, voltou do tempo de descanso com outra postura e construiu o resultado com naturalidade e justiça.

“A conversa ao intervalo resultou. A nossa atitude competitiva na primeira parte não tinha sido a mais indicada, perdemos muitos duelos e não estávamos a reconhecer os espaços que tínhamos de explorar com bola”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do emblema de Alvalade, prosseguindo com a sua análise.

“Na segunda parte entrámos com uma postura diferente, demonstrámos mais disponibilidade para os duelos defensivos e ganhámos as primeiras e segundas bolas. Além disso, esteve muito calor e, com o avançar do cronómetro, o Rio Ave FC sentiu a fadiga e abriram-se mais espaços que conseguimos explorar”, sublinhou.

José João lamentou ainda as várias oportunidades de golo desperdiçadas, bem como o facto de a equipa ter sofrido o 3-1 já perto do final num erro na saída de bola.

“Podíamos ter feito mais golos e acabámos por sofrer um fruto da nossa organização defensiva. Não tenho nada a apontar aos jogadores, a culpa é minha porque sou eu que os treino e lhes incuto que na primeira fase de construção temos de sair apoiados. Mas acaba por ser um jogo em que o resultado de 3-1 é escasso”.

O líder verde e branco frisou também a importância do regresso aos triunfos, depois de um empate e duas derrotas e de uma paragem competitiva de três semanas.

“É sempre melhor trabalhar sobre vitórias. Vínhamos de um empate e duas derrotas para o campeonato e isto serve para elevar os índices de confiança dos jogadores. A parte emocional também conta nos jovens e nós temos de trabalhar essa questão para eles se tornarem cada vez mais fortes para as exigências do profissionalismo”.

José João destacou ainda a estreia de mais um jovem nos sub-17, o médio de 15 anos Sandro Gâmbôa, que foi titular após ter representado os sub-16 esta época.

“O Sandro fez todo o seu percurso esta época nos sub-16 com o míster João Santos e é um jovem, entre outros, que percebemos que tem muito valor. São apostas do Clube fruto das contingências que temos no nosso plantel, abriu-se um espaço e ele aproveitou até porque tem vindo a trabalhar bem. Fico feliz por ele”, atirou.

Ora, Sandro Gâmboa foi precisamente o jogador escolhido para falar após a partida, tendo considerado que a equipa “esteve bem” e justificou o triunfo.

“Vínhamos de um empate e duas derrotas e é sempre importante voltar às vitórias. A diferença foi a conversa com o míster ao intervalo no balneário, mudou tudo. Entrámos em campo mais fortes e confiantes e foi isso que nos ajudou a ganhar o jogo”, garantiu, mostrando-se “muito feliz” pela estreia ao serviço dos sub-17. “Fiz um jogo tranquilo e senti-me bem. É continuar a trabalhar para chegar mais longe”.