Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Segunda parte de domínio total ditou triunfo

Por Sporting CP
01 Jun, 2024

​Sub-17 batem Rio Ave FC em Alcochete por 3-1

De regresso à competição após três semanas de paragem, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Rio Ave FC por 3-1, este sábado, em jogo da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da categoria.

Depois de uma primeira parte com poucos motivos de interesse, em que os guarda-redes foram meros espectadores, o segundo tempo foi de sentido único e revelou um Sporting CP muito superior. Os Leões dominaram e criaram várias ocasiões, perante um rival com poucos argumentos, construindo o triunfo com naturalidade.

O técnico José João operou cinco alterações no onze, com destaque para a estreia absoluta de Sandro Gambôa, médio de 15 anos que até aqui tinha actuado apenas nos sub-16, e ainda para o regresso de Rafael Camacho, centro-campista que após dois jogos ao serviço da formação sub-19 voltou a baixar de escalão para os juvenis.

Numa tarde de bastante calor em Alcochete, a partida arrancou num ritmo baixo. O Sporting CP assumiu desde cedo a iniciativa e jogou quase sempre no meio-campo adversário, em busca de encontrar espaços, mas encontrou resistência por parte da equipa visitante, que se mostrou sempre muito sólida em termos defensivos.   

Aos poucos, o Rio Ave FC, sexto classificado, foi-se libertando e passou a dividir a posse de bola, enquanto os Leões tentavam acelerar nas alas sempre que podiam. Ainda assim, numa primeira parte sem balizas, a única oportunidade pertenceu ao Sporting CP e a Winilson Lopes, ele que, à boca da baliza, falhou o desvio certeiro.

Na segunda parte, a turma de Alvalade apresentou-se mais intensa e pressionante, criando diversas situações de golo. Rafael Camacho deixou o primeiro aviso, num remate à entrada da área que passou perto do poste, e depois foi Flávio Gonçalves que, após fintar dois defesas, atirou forte para uma defesa atenta do guarda-redes.

Depois das ameaças, chegaram finalmente os golos. Aos 56 minutos, Salvador Blopa cruzou para Flávio Gonçalves e este encostou para o 1-0, sendo que pouco depois, aos 62’, o mesmo Flávio Gonçalves bisou após novo cruzamento, agora do recém-entrado Denilson Santos, para o 2-0. O jovem chegou aos 21 golos na época.

Em vantagem, o Sporting CP ganhou mais confiança e o Rio Ave FC ressentiu-se, revelando dificuldades para contrariar o poderio da formação da casa. Os Leões continuaram lançados no ataque até que, aos 70 minutos, Flávio Gonçalves – que já ficara perto do hat-trick -, assistiu o acabado de entrar Diogo Martins para o 3-0.

Até final, o conjunto de Vila do Conde reagiu e, após ensaiar o primeiro remate aos 77 minutos, diminuiu para 3-1 aos 88’, com Gonçalo Dantas a aproveitar um erro do guardião Tiago Gaeiras. Do outro lado, o Sporting CP também podia ter voltado a marcar, mas Frederico Gomes, Flávio Gonçalves e Diogo Martins não foram eficazes.

Com este resultado, os Leões sobem à condição ao segundo lugar com os mesmos 21 pontos do FC Porto, que é terceiro com menos um jogo disputado. A turma de José João volta a entrar em acção na próxima sexta-feira, dia 6 de Junho, em casa do CF “Os Belenenses”, para jogar a penúltima ronda do apuramento de campeão.

Sporting CP: Tiago Gaeiras [GR], Rodrigo Cabrito (Daniel Costa, 83’), Atanásio Cunha, Diego Coxi, Salvador Blopa (Diogo Martins, 678), Sandro Gambôa, Frederico Gomes (Miguel Almeida, 83’), Rafael Camacho [C], Winilson Lopes (Denilson Santos, 45’), Rafael Melo (Tomás Mendes, 68’) e Flávio Gonçalves.