Sub-17 somam e seguem no campeonato
20 Out, 2024
Golos de José Garrafa e José Mendes na vitória sobre o SCU Torreense (2-0)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o SCU Torreense por 2-0, este domingo, no jogo da nona jornada da série Sul que fechou a primeira volta do Campeonato Nacional do escalão.
Para chegar à quinta vitória seguida na prova – e quarta consecutiva sem sofrer golos – os jovens Leões de José João Gomes contaram com um golo de José Garrafa e outro de José Mendes – um em cada parte - numa partida em crescendo e com oportunidades de parte a parte para outros números no marcador (9-7 em remates à baliza).
Ainda antes de cumpridos os primeiros cinco minutos, um livre directo de Simão Soares deixou a formação adversária em sentido ao acertar no poste, mas o duelo começou dividido a meio-campo e, por isso, em tons de cinzento numa manhã inicialmente também enevoada na Academia Cristiano Ronaldo.
Os juvenis do Sporting CP, com mais bola mas poucas oportunidades, voltariam a visar a baliza visitante já depois dos 20 minutos com um remate de André Machado que, embora forte, saiu à figura de Francisco Carvalho, guarda-redes do SCU Torreense. Seria um novo livre directo de Simão Soares, pleno de intenção e precisão, a dar mais cor à partida, mas só não deu em golo devido à enorme defesa – perto do ângulo – do guardião adversário.
O 1-0, ainda assim, já estava ao ‘virar da esquina’. Para concluir uma bela jogada de envolvimento ofensivo, o avançado José Mendes amorteceu um cruzamento para a meia-lua da área e o pontapé rasteiro de José Garrafa, de apenas 13 anos, saiu na perfeição para o fundo das redes. À passagem dos 36 minutos, estava aberto o marcador com o golo que vigorou até ao intervalo e, com ele, rompeu também o sol no Estádio Aurélio Pereira.
Embora com um SCU Torreense à procura de uma reacção, a primeira grande oportunidade do segundo tempo saiu dos pés de Estefânio Rúben – encontrado com mestria por José Mendes -, mas esbarrou em mais uma boa defesa de Francisco Carvalho. Na resposta, a formação de Torres Vedras também colocou o guardião verde e branco, Alexandre Tverdohlebov, à prova.
Os jovens Leões de José João Gomes, contudo, conseguiriam dar com prontidão uma ‘machadada’ importante no jogo, logo a seguir, perante um SCU Torreense que não perdia há duas jornadas: uma portentosa arrancada de Simão Soares construiu o golo do 2-0, que para ser confirmado só teve de contar com o desvio decisivo de José Mendes à boca da baliza.
Imediatamente, o treinador verde e branco refrescou a equipa com as entradas em simultâneo de Santiago Fernandes, João Valente e Manuel Lamúria, sendo que este último dispôs logo de um cabeceamento por cima da barra.
Com um SCU Torreense ainda mais apostado em não atirar a toalha ao chão e um Sporting CP com cada vez com mais espaço para explorar, o jogo ficou mais aberto e as oportunidades de golo sucederam-se em ambas as balizas. Para os jovens Leões, o capitão Simão Soares voltou a atirar ao ferro e Estefânio Rúben, a toda a velocidade num contra-ataque, disparou a rasar o poste, enquanto, pelo meio, o conjunto de Torres Vedras viu duas situações praticamente consecutivas serem travadas por Tverdohlebov.
Ainda assim, o 2-0 foi definitivo e, além de mais três pontos no campeonato, a formação verde e branca encadeou o quarto jogo seguido com a baliza a zeros. Desta forma, é a atravessar a melhor fase de resultados da temporada – cinco vitórias consecutivas – que a equipa sub-17 do Sporting CP (no terceiro lugar) parte para o dérbi frente ao líder SL Benfica da próxima jornada, novamente no Estádio Aurélio Pereira.
Águias – ainda sem derrotas – e Leões estão separados por quatro pontos na tabela, somando 23 e 19 respectivamente no final da primeira volta.
Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], André Machado (Carlos Frederico, 81’), Jakub Stasiak (Daniel Ciesielski, 86’), Duarte Correia (Santiago Fernandes, 59’), Suleimane Balde, Leonardo Tavares [C], Francisco Simões, Simão Soares, José Garrafa (João Valente, 59’), Estefânio Rúben, José Mendes (Manuel Lamúria, 59’)