Foto D.R.
Sporting B falha regresso aos triunfos
Por Jornal Sporting
05 Fev, 2017
05 Fev, 2017
Gelson Dala colocou os leões na frente aos cinco minutos, mas o jogo terminaria empatado a uma bola
Ainda não foi desta que o Sporting B conseguiu regressar às vitórias no Campeonato Nacional e fugir dos lugares de despromoção. Na 25.ª jornada, os leões receberam o Famalicão, sendo que as equipas estavam separadas apenas por dois pontos (Famalicão, 28 pontos/Sporting B, 26 pontos).
João de Deus apostou em quatro juniores para dar a volta ao momento negativo dos leões: Abdu Conté, Bruno Paz, Jovane Cabral e Bubacar Djaló foram titulares do lado do conjunto da casa, tal como os reforços Gelson Dala, que foi a referência ofensiva, e Merih Demiral, central turco de 18 anos.
Logo aos 5', Gelson fez valer a aposta do técnico leonino com um golo a abrir o activo. O ex-1.º de Agosto, na cara do guarda-redes, correspondeu da melhor forma à primorosa assistência de Bilel, colocando o Sporting B a vencer por 1-0. Se Gelson cumpria na frente, Demiral entusiasmava os Sportinguistas em zona recuada - o jovem jogador ganhou grande parte dos duelos disputados.
Bilel e Pedro Delgado, desta vez a jogar no apoio ao avançado, eram os que mostravam maior descernimento no ataque, ainda que sem grande perigo para a baliza de Victor. Do outro lado, a formação nortenha criava a primeira e única oportunidade de golo: Jug abordou mal o cruzamento da direita e, completamente batido, bem pôde agradecer a faltar de pontaria de João Mendes, que atirou às malhas laterais.
Até ao intervalo, de destacar os únicos lances que agitaram uma partida sem grandes emoções: Mera, lateral-esquerdo do Famalicão, viu o vermelho directo após uma entrada muito imprudente sobre Jovane Cabral, deixando os verdes e brancos a jogar com mais um (37'); em cima do apito, Guima serviu Pedro Delgado no interior da área, mas este não mostrou frieza para superar o último homem do Famalicão.
Quem não tivesse acompanhado os primeiros 45 minutos do encontro, talvez não se apercebesse de que o Sporting B estava em vantagem numérica, tal foi a reacção do Famalicão na etapa complementar. Apresentando uma entre-ajuda louvável, os famalicenses foram-se aproximando da área leonina com regularidade. Na sequência de uma falta cobrada do lado esquerdo, Diogo Cunha acabou mesmo por repôr a igualdade (55') - fica a ideia de que é o guardião Jug quem coloca a bola no interior da baliza.
As substituições pouco ou nada acrescentaram à exibição dos leões, vazios de ideias no último terço do terreno. Mesmo reduzido a 10, foi o Famalicão que esteve mais perto de fazer o 2-1.
Continua o período negro da equipa B. Sem conhecer o sabor da vitória há dez partidas e no 19.º lugar da tabela, os comandados de João de Deus precisam de fazer muito mais contra o Vizela (15.º classificado) se quiserem continuar na II Liga.