Foto César Santos
Sporting B venceu Oliveirense por 2-0
Por Jornal Sporting
05 Nov, 2017
05 Nov, 2017
Golos de Rafael Leão (70') e Gelson Dala (80') garantiram três pontos aos orientados de Luís Martins
O encontro da 13.ª jornada entre Sporting B e Oliveirense só trouxe a história dos golos na etapa complementar, depois de uma primeira parte em que os orientados de Luís Martins ameaçaram a baliza de Júlio Coelho com algum perigo, mas o guarda-redes adversário brilhou entre os postes. O instinto goleador de Rafael Leão (70') e Gelson Dala (80') apareceu já perto do final, dando os merecidos três pontos aos leões, que regressaram assim aos triunfos após uma série de três partidas sem vencerem.
A partida começou com um futebol pouco apelativo de parte a parte, já que ambas as formações se apresentaram demasiado erráticas no capítulo do passe. Ainda que com maior percentagem de posse de bola - principalmente, no seu meio-campo -, a Oliveirense mostrou-se incapaz de criar ocasiões de golo. Aliás, essas foram mesmo aparecendo no lado oposto: três, no total. Kiki, aos 14', falhou a direcção do cabeceamento na sequência de um livre cobrado por Rafael Barbosa; Júlio Coelho entrou em acção quando desviou para canto uma boa tentativa de Gelson Dala com o pé esquerdo (24'); E voltou a aparecer a 'limpar', 'de carrinho', o contra-ataque conduzido por Gelson Dala, que soltou em Ary Papel, deixando-se antecipar pelo guardião contrário (39').
Para o segundo tempo regressou um opositor mais rematador e capaz de equilibrar as forças no meio-campo. Nesse sentido, João Mendes esteve muito perto de abrir a contagem, não fosse a excelente defesa de Luís Maximiano, a aplicar-se no livre directo (51'). A entrada de Pedro Delgado trouxe maior discernimento ao ataque verde e branco, sendo que dos seus pés surgiu o lance mais polémico do desafio: ficou um penálti por marcar a favor do Sporting B, isto porque houve mão na área da Oliveirense quando os jogadores tentavam 'sacudir' o cruzamento, procedente de uma falta cobrada pelo médio. Luís Esteves nada assinalou, mas foi 'obrigado' a fazê-lo no momento em que Rafael Leão aproveitou a defesa incompleta de Júlio (70') para marcar - a jogada começou numa tentativa de assistência por parte de Rafael Barbosa, no corredor direito. De forma a manter o altíssimo nível exibido no encontro, 'Max' voltou a 'ir ao chão' negar o empate a Brayan Riascos. Na resposta, Gelson Dala fixou o resultado final nos 2-0 (80') aplicando um remate cruzado - de ressalvar que a bola chega aos pés do avançado angolana após um 'míssil' incrível de Rafael Leão, que bateu com estrondo na barra.
Este triunfo permitiu ao Sporting B subir ao nono lugar da Ledman LigaPro com 18 pontos. Na próxima jornada, os verdes e brancos viajam até ao terreno do Famalicão (26 de Novembro). O campeonato irá atravessar uma pausa para as respectivas selecções nacionais e Taça de Portugal.