Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Nulo nos Açores

Por Sporting CP
07 Nov, 2023

Sub-23 empatam contra o CD Santa Clara (0-0)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, sem golos na visita ao reduto do CD Santa Clara para a décima jornada da série B da Liga Revelação.

No Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo - na Terceira, ao invés de São Miguel, ilha dos Açores de onde o CD Santa Clara é natural -, o encontro teve duas partes muito distintas. Se na primeira as oportunidades não apareceram em grande número, a segunda trouxe bem mais acção e emoção a uma partida que merecia ter golos.

Entraram melhor os açorianos, dando trabalho a Francisco Silva, guarda-redes Leonino, logo no primeiro minuto. Pouco depois, Francisco Silva voltou a trabalhar, vendo ainda, aos nove minutos, um remate de um jogador do CD Santa Clara a sair por cima.

Na resposta, o Sporting CP ficou perto de inaugurar o marcador aos 18 minutos, quando Emanuel Fernandes trabalhou muito bem antes de cruzar para Lucas Anjos - em excelente posição - cabecear ao lado.

Não aconteceu muito mais perto das balizas até ao intervalo, uma vez que o desafio estava muito preso no meio-campo e em duelos individuais. A criatividade não reinou nos 45 minutos iniciais e houve ainda jogadas que não terminaram da melhor forma por questões de timing ou de decisões erradas no último terço. Assim, o 0-0 prevalecia ao intervalo.

Tudo mudou para o segundo tempo. O ritmo e o risco aumentaram e o futebol melhorou, com o golo a ficar muito perto em diferentes momentos. Depois de uma defesa fácil de Francisco Silva e de um cruzamento perigoso de Lucas Anjos do outro lado, o CD Santa Clara podia ter marcado aos 55 minutos, mas Cesinha falhou o alvo por poucos centímetros.

Já com André Gonçalves e Francisco Canário em campo, tendo saído Pedro Sanca e Lucas Anjos, os visitados voltaram a ameaçar através de Isaac Valença, desta feita num cabeceamento. Na reacção, Luís Gomes bateu um livre, o guardião João Afonso protagonizou uma defesa incompleta e Pedro Silva, na recarga, causou o pânico na defesa adversária, mas não conseguiu facturar.

Depois de Reinaldo, jogador do CD Santa Clara, atirar forte e por cima, e de Ewandro Santos substituir Rodrigo Dias, Rafael Besugo falhou o alvo a 15 minuto do fim. De seguida, André Gonçalves atirou e um defesa cortou para canto.

Aos 81 minutos, Pedro Silva cabeceou ao lado e cheirava cada vez mais a golo do Sporting CP, mas o jogo estava entretido e, na baliza oposta, Jaime Júnior não chegou a uma bola fatal por muito pouco.

Rafael Besugo deu mais trabalho a João Afonso e, no canto consequente, Pedro Silva voltou a ficar - muito - perto de marcar de cabeça, mas voltou a atirar ao lado.

Apesar de ter 54% de posse de bola, 12 remates e nove cantos (contra 56%, nove remates e três cantos do CD Santa Clara), o Sporting CP, que melhorou bastante para o segundo tempo e teve em Henrique Arreiol um dos melhores em campo, não conseguiu o golo e saiu dos Açores com um 0-0.

No próximo embate, o Sporting CP visita o SC Farense.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Pedro Silva, Emanuel Fernandes, Rodrigo Dias (Ewandro Santos, 72'), Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C], Luís Gomes, David Moreira, Pedro Sanca (André Gonçalves, 60') e Lucas Anjos (Francisco Canário, 60').