Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire injusto no encerramento da primeira fase

Por Sporting CP
23 Dez, 2023

​Sub-23 cedem frente ao CF Estrela da Amadora já com o apuramento de campeão garantido (1-0)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal terminou a primeira fase da Liga Revelação com uma derrota – a terceira em 14 jogos - frente ao CF Estrela da Amadora (1-0), este sábado, no Estádio da Tapadinha.
 
Os Leões subiram ao relvado em Alcântara já com o acesso ao apuramento de campeão garantido e, mesmo não tendo facilitado, viram o adversário adiantar-se muito cedo na partida. Apesar das várias ocasiões de que dispôs para, no mínimo, empatar o marcador, incluindo uma bola que acertou no poste, a turma de Alvalade já não conseguiu reverter o resultado até final.
 
Martim Botão, João Pereira, Gabriel Melo e André Gonçalves foram as novidades no onze (os últimos três em estreia nas escolhas iniciais), num jogo que arrancou praticamente com o golo dos homens da casa. Logo aos nove minutos, os amadorenses, que ainda lutavam por um lugar na fase seguinte, inauguraram o placard com um cabeceamento na sequência de um canto.
 
Ainda assim, os Leões reagiram bem à desvantagem e não demoraram muito a ripostar, criando duas excelentes oportunidades. A primeira num remate de muito longe de André Gonçalves, que acertou com estrondo no poste, e depois através de um disparo da autoria do médio Henrique Arreiol, desta feita com o guarda-redes rival a ser obrigado a aplicar-se para conseguir defender.
 
O Sporting CP acabou por ser superior na maioria da primeira metade, jogando quase sempre no meio-campo adversário e somando oito remates contra apenas três do CF Estrela da Amadora. Até ao intervalo, nota para a contrariedade sofrida por José Silva, que foi obrigado a abandonar o relvado aos 44 minutos por problemas físicos, sendo substituído por Rafael Besugo. 
 
Nos primeiros minutos após o reatamento, o tabuleiro de jogo equilibrou, mas a partida foi disputada num ritmo morno e sem grandes lances dignos de registo de ambos os lados. Nesta fase, a melhor ocasião surgiu, novamente, dos pés de André Gonçalves, um dos mais inconformados, que ensaiou mais um remate de longe que passou a centímetros da baliza.
 
Com uma hora decorrida, Guilherme Santos, Francisco Canário e Ewandro Santos foram lançados para agitar o encontro, numa aposta que quase dava frutos. Logo após entrar, o brasileiro cruzou e serviu na área Geovany Quenda, que viu o guarda-redes impedir o empate com os pés. Depois disso, João Pereira também testou a sua sorte, mas o cabeceamento saiu por cima do ferro. 
 
Esses dois lances marcaram o retomar do controlo por parte do Sporting CP, que na recta final carregou no ataque em busca do 1-1. No entanto, o CF Estrela da Amadora apresentou-se sólido no eixo mais recuado e não concedeu espaços, pelo que, apesar do esforço Leonino, ficou confirmada a derrota e, ainda, a passagem da turma da Reboleira ao apuramento de campeão.
 
Os Leões terminam assim a primeira fase em terceiro e vão agora fazer uma pausa para as férias de Natal. O apuramento de campeão, que arranca a 9 de Janeiro, será disputado por Sporting CP, FC Vizela, FC Famalicão, Gil Vicente FC, SCU Torreense, GD Estoril Praia, CF Estrela da Amadora e SL Benfica, com os primeiros seis a qualificarem-se para a segunda fase da Taça Revelação.
 
Sporting CP: Martim Botão [GR], José Silva (Rafael Besugo, 44’), João Pereira (Adam Arvelo, 75’), Lucas Taibo, Tiago Parente (Ewandro Santos, 60’), Emanuel Fernandes [C], Geovany Quenda, Henrique Arreiol, Gabriel Melo (Francisco Canário, 60’), Luís Gomes e André Gonçalves (Guilherme Santos, 60’).