Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Triunfo suado com o Sp. Horta

Por Jornal Sporting
16 Mar, 2015

Sporting garante meias-finais após dois prolongamentos (39-34)

O Sporting garantiu hoje o apuramento para as meias-finais do Campeonato Fidelidade Andebol 1 ao vencer o Sp. Horta, após dois prolongamentos, por 39-34. Um triunfo que acabou por carimbar o principal objectivo mas onde o resultado acabou por ser bem melhor do que a exibição produzida ao longo dos 80 minutos de jogo, que nada teve a ver com a primeira partida na Horta (31-23).

O Sporting não entrou bem no encontro, com alguns remates falhados em termos ofensivos e uma defesa menos sólida do que é normal. Por isso, e até meio da primeira parte, o Sp. Horta, a jogar sem pressão e de forma desinibida, conseguiu sempre equilibrar a partida, sem que nenhuma das equipas 'cavasse' uma vantagem superior a dois golos no encontro.

A meio desse período, um golo de Sérgio Barros – apontou seis nos primeiros 30 minutos em que foi o melhor marcador da partida – fez o 9-6 e lançou o encontro para uma fase distinta em que os açorianos somaram mais falhas técnicas e remates falhados no ataque. Ainda assim, os ‘leões’ não conseguiram deslocar em definitivo e chegaram ao intervalo a ganhar por três golos de vantagem (15-12).

No segundo tempo, o Sporting pareceu apostado em conseguir a vantagem suficiente para depois gerir as incidências do encontro até final mas, entre o demérito da defesa e a ineficácia do ataque, o máximo que o conjunto ‘verde e branco’ conseguiu foi mesmo manter os três golos à maior até pouco depois de meio da etapa complementar, altura em que o total eclipse dos ‘leões’ permitiu que os açorianos passassem mesmo para a frente do marcador (26-25).

Frederico Santos pediu um desconto de tempo, a equipa conseguiu acalmar mas, ainda assim, continuou a conceder demasiadas facilidades ao Sp. Horta no ataque (entretanto Frankis Carol já tinha sido desqualificado após três exclusões por dois minutos) e o máximo que os ‘leões’ conseguiram, num epílogo impróprio para cardíacos, foi mesmo levar a partida para prolongamento, após o empate a 28 golos no final dos 60 minutos.

No prolongamento, o Sporting voltou a entrar mal e demasiado desconcentrado nas acções ofensivas. Os açorianos conseguiram de novo adiantar-se no marcador mas, a meio, a formação ‘verde e branca’ já estava outra vez na frente (30-29). Apesar do evidente desgaste físico e da tarde menos inspirada, tudo apontava para um triunfo ‘leonino’ quando, em vantagem e com posse de bola, Pedro Spínola perdeu a bola no ataque. Em contra-ataque, o Sp. Horta conseguiu marcar e forçar um segundo prolongamento, adensando as dúvidas em relação ao desfecho do encontro (32-32).

No entanto, a segunda parte do prolongamento foi o único período em todo o encontro onde a verdadeira diferença qualitativa entre ambos os conjuntos se verificou e, com o passar dos minutos, os ‘leões’ conseguiram uma vantagem confortável que quebrou por completo a boa réplica dos açorianos, vencendo por ‘enganadores’ 39-34. Pedro Portela e Sérgio Barros, ambos com oito golos, foram os melhores marcadores da equipa.

Nas meias-finais do Campeonato Fidelidade Andebol 1, o Sporting irá encontrar o vencedor da eliminatória entre ABC e Madeira SAD, que tem na próxima quarta-feira o segundo jogo. Para já, os bracarenses estão em vantagem.