Sporting vence FC Porto
16 maio, 2015
Vitória por 23-22 no terceiro jogo da final
O Sporting recuperou a desvantagem de dois jogos que levava à partida para o terceiro encontro da final do Campeonato Fidelidade Andebol 1, triunfando por 23-22 no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Com este resultado, a equipa de Frederico Santos irá tentar o empate a dois encontros na próxima quarta-feira, de novo em Odivelas, pelas 21 horas.
Este sábado, a equipa ‘leonina’ demonstrou desde cedo que queria dar uma resposta bem diferente depois de uma pesada derrota no Dragão. Desde logo, e depois de alguns minutos a defender a 6x0, Frederico Santos alterou a sua táctica defensiva, ora colocando Spínola na defesa individual a Gilberto Duarte ora colocando dois elementos mais adiantados, pressionando por um lado e obrigando o FC Porto a tentar remates de mais longe, ao contrário do que aconteceu em grande parte nos dois jogos.
As dificuldades dos forasteiros foram evidentes. Ricardo Correia e Ricardo Candeias melhoraram a sua prestação e as recuperações de bola aumentaram, ainda que o FC Porto tenha continuado a ter o mérito que já levara dos jogos anteriores: uma excelente transição defensiva.
Depois de alguns incidentes provocados pelos dois lados das bancadas e que obrigaram a longas paragens, o Sporting desequilibrou a partida principalmente pelo lado defensivo.
Em termos de marcador, à excepção dos primeiros 10 minutos em que o marcador esteve sempre próximo e com o FC Porto a estar na frente por três vezes, os ‘leões’ estiveram sempre em vantagem (14-12 ao intervalo), chegando a ter uma margem de seis golos no início da etapa complementar. No final alguma ineficácia permitiu à equipa visitante aproximar-se, mas sem conseguir a reviravolta. Vitória justa da equipa que melhor defendeu.