Liderança partilhada graças ao triunfo frente ao Águas Santas
01 Abr, 2017
Sporting CP igualou os 42 pontos do FC Porto antes da deslocação dos dragões ao recinto do ABC
O andebol do Sporting CP continua em trajectória ascendente ao bater, por 36-31, o Águas Santas, em partida referente à 2.ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional.
A equipa maiata deu boa réplica, mas o Sporting CP nunca se encontrou em desvantagem no marcador. Na primeira parte, finalizada com o parcial de 19-15, a maior diferença dos primeiros 30 minutos, os verdes e brancos recorreram com sucesso ao jogo de pivô, alternando entre o passe para Kopco ou Pedro Solha (terminou o encontro com quatro golos), que ocupavam a faixa central e conseguiam rodar para o remate.
O Águas Santas foi conseguindo limitar a estratégia e, aos 15', estava cifrado um empate a nove golos. A partir daí, os leões aceleraram para consolidar um bom avanço para o segundo tempo e começaram a aliar o sucesso em remates de segunda linha à rapidez no contra-golpe após defesas de Asanin.
O quinto classificado conseguiu equilibrar ainda mais a partida no segundo parcial e chegou a recuperar da desvantagem de quatro tentos para a igualdade. Só que a rotação dos leões fez-se sentir, conseguindo uma ponta final muito forte, especialmente em termos defensivos. Ofensivamente, os comandados de Hugo Canela exploraram na perfeição o jogo de pontas, com um soberbo Pedro Portela a terminar o encontro como melhor marcador leonino, com sete tentos. De segunda linha, Frankis Carol fez seis golos; Zabic chegou aos cinco e Carlos Carneiro conseguiu três. A diferença entre os conjuntos não foi tão pronunciada devido a alguma passividade na defesa leonina.
Do Águas Santas há-que destacar a forte eficácia na segunda linha. O central Pedro Cruz obteve sete tentos e o lateral direito Elias António sagrou-se o melhor artilheiro da partida, com oito golos.
Depois do triunfo em Braga, diante do ABC, o Sporting CP mantém-se 100% vitorioso nesta decisão do Campeonato Nacional, chegando aos 42 pontos, os mesmos de FC Porto. Os dragões, agora com menos uma partida, defrontam o ABC na quarta-feira.