Foto José Cruz
A uma vitória do bicampeonato
Por Jornal Sporting
28 Abr, 2018
28 Abr, 2018
Triunfo decisivo dos leões frente ao ABC (32-30) deixa a equipa com a possibilidade de festejar o título nacional já na próxima jornada
Muito público em Braga para assistir ao jogo da sexta jornada da fase final do Campeonato Nacional de andebol: o Sporting CP, a defender a sua condição de líder, contra o ABC, em quarto lugar na classificação, numa deslocação difícil. A principal ausência que se fez notar do lado dos leões foi a do espanhol Carlos Ruesga.
O equilíbrio foi a nota dominante no início de jogo, com resposta de uma e outra equipas, e um resultado de 5-5 na chegada aos 10 minutos de jogo. As duas formações defenderam muito bem, com o experiente guarda-redes Humberto Gomes a travar várias investidas leoninas. A alternância no marcador foi-se prolongando, com nenhum dos conjuntos a distanciar-se por mais de um golo no marcador nos primeiros 20 minutos.
O emblema verde e branco conseguiu alcançar maior vantagem já perto do final da primeira parte, com Frankis Carol a aparecer em jogo, marcando três golos consecutivos, que colocaram os leões com três golos de diferença sobre o adversário, margem que o Sporting CP levaria para o intervalo (17-14). Nikcevic fez a diferença através dos livres de 7 metros, concluindo com êxito todas as quatro tentativas que teve no primeiro tempo.
Com a chegada do segundo período, a história do jogo mudou, já que o Sporting CP passou a assumir a despesa do jogo e a controlar a sua vantagem. Aos 10 minutos do segundo tempo, a vantagem dos verde e brancos já era de quatro golos, com 21-25 no marcador.
A partida caminhou para a sua etapa final, com o Sporting CP a não permitir que o ABC reentrasse na discussão do encontro, também por mérito de Skok - guarda-redes recém entrado no segundo tempo. Outra das entradas foi a de Kopco, que veio trazer maior dimensão física aos leões, revelando-se importante na defesa do resultado.
O bloco defensivo leonino mostrou-se sempre concentrado e coeso, fazendo com que a vantagem do Sporting CP nunca se cifrasse em menos de três golos de diferença até à chegada dos últimos cinco minutos da partida, altura em que o placard se fixava nos 30-27.
A equipa do ABC foi naturalmente atrás do prejuízo e procurou arriscar mais, ainda conseguindo colocar emoção até final, mas os verdes e brancos acabaram por alcançar o triunfo por 30-32, com Pedro Portela a terminar com as dúvidas, marcando a dois segundos do término.
Este resultado, em Braga, reforça a liderança do Sporting CP e deixa a equipa a uma vitória do desejado bicampeonato, que poderá ser alcançado no próximo encontro, em recepção ao rival Benfica no Pavilhão João Rocha