Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Alves/FAP

Dragão fora, rival na final

Por Jornal Sporting
26 maio, 2018

Vitória frente ao FC Porto na meia-final da Taça de Portugal (30-21) leva discussão do troféu para um dérbi no Peso da Régua

Nove golos de diferença no marcador final (30-21) justificam em pleno a passagem do Sporting CP à final da Taça de Portugal, cuja final four decorre este fim-de-semana no pavilhão multiusos António Saraiva, no Peso da Régua.

Os leões entraram desde o primeiro momento de jogo concentrados e apesar de ter sido o FC Porto a ganhar vantagem e a mantê-la até aos três golos iniciais, a verdade é que dois livres de sete metros convertidos por Ivan Nikcevic colocou a equipa no bom caminho do resultado desejado.

Com 11 ataques frustrados dos portistas ao longo de todo o primeiro tempo, a equipa orientada por Hugo Canela geriu bem os erros do adversário e chegou ao intervalo a vencer por 15-11, ainda que nada estivesse seguro para o desfecho da segunda meia-final, visto que na primeira o Benfica havia vencido o Gaia (33-29), sendo o primeiro a garantir a presença no jogo que decide o vencedor da Taça de Portugal.

No segundo tempo, quando tudo parecia crer num transfigurado dragão – a bem do que poderiam querer do encontro –, acabou por se revelar ainda mais fragilizado: falhou o primeiro ataque; o segundo; o terceiro (sem sequer rematar à baliza!); e no quarto viu Cudic defender um marcador que já ia em 16-11 (com golo de Edmilson a inaugurar a segunda parte), passando logo de seguida para 17-11, através de Pedro Valdés.

Não foi a maior diferença alcançada pelos leões. O FC Porto, por seu lado, a perder terreno e margem de manobra à medida que o cronómetro avançava, deu ideia que entrou em modo de descrença. Estrearam-se a marcar no segundo tempo aos 6’45’’ (12-18) e com Rui Silva a trazer mais dinâmica aos azuis e brancos, conseguiram aproximar-se até ao máximo de cinco golos (14-19 e 16-21), permitindo depois ao Sporting CP deslocar para novos voos.

Destaque para a exibição do cubano Frankis Carol (nove golos, sendo o melhor marcador) e para Pedro Portela, ponta direita leonino que à sua conta também contribuiu com oito golos.

A final está agendada para este domingo, no Peso da Régua, pelas 18 horas.