Bicampeões dão demonstração de força no Dragão
26 Set, 2018
Turma de Hugo Canela voltou a vencer no pavilhão do rival
Está a ser uma semana de sonho para o andebol leonino. Depois da vitória épica na Rússia, o Sporting CP voltou a jogar para o campeonato nacional e foi ao Dragão Caixa derrotar o FC Porto por 28-31, mantendo-se com um registo imaculado.
Os bicampeões nacionais nem começaram bem, demorando mais de sete minutos para marcar o primeiro golo (Tiago Rocha, após assistência de Ruesga) e permitindo que os azuis e brancos chegassem a uma vantagem de 5-1. No entanto, o time-out pedido por Hugo Canela trouxe o efeito esperado, tanto na defesa – mais agressividade e menos golos sofridos – como no ataque – com outra eficácia, os leões colocaram-se na frente por 7-6. O mau arranque tinha ficado para trás e, nesta altura, o equilíbrio era a nota dominante no clássico. Carlos Ruesga assumia-se como o cérebro do ataque verde e branco, demonstrando também muita pontaria na finalização. Ao intervalo, o espanhol era o melhor marcador do Sporting CP, com quatro golos, tendo um peso significativo no 14-13 favorável aos bicampeões nacionais.
O início da segunda metade mostrou que a equipa leonina não iria ter contemplações para com o adversário - em pouco tempo, o FC Porto ficou com quatro golos de atraso (15-19). Daí em diante, o conjunto de Hugo Canela manteve a concentração nas duas áreas e não permitiu que os dragões se colassem no marcador. A desvantagem obrigava a turma da casa a correr riscos ofensivamente, possibilitando saídas rápidas ao Sporting CP. Carlos Ruesga seria mesmo o melhor marcador verde e branco, com seis golos, seguido pela dupla cubana (Pedro Valdés e Frankis Carol, ambos com cinco tentos). Depois de muito tempo sem conseguir ganhar no Dragão Caixa, as vitórias tornaram-se um hábito.